sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Dia 14 de agosto - Solenidade do Trânsito de Nossa Senhora

A devoção à Nossa Senhora da Boa Morte chegou aos cristãos do Ocidente, através da tradição cristã do Oriente, sob o título de "Dormição da Assunta".
Talvez, esse seja o culto mariano mais antigo, iniciado logo nos primeiros séculos do cristianismo.
A última metade do século V foi marcada pela propagação de uma literatura apócrifa, isto é, escrita na época dos fatos, mas não incluída na Bíblia, sobre a morte e assunção da Virgem; e a construção de uma Basílica para venerar o túmulo da Mãe de Deus, por ordem da imperatriz Eudóxia.
Nossa Senhora da Boa Morte é um dos títulos  dados a Nossa Senhora.  A tradição católica evita dizer que Nossa Senhora morreu, substitui morte por "dormitio" (dormição), pois a morte muitas vezes é comparada ao sono na Bíblia: "Muitos daqueles que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para a ignomínia,a infâmia eterna" Dn 12,2
 No ano de 1661, em Lombo do Atouquia, freguesia de Calheta, Portugal, já existia uma capela de Nossa Senhora da Boa Morte, fundada por Francisco Homem de Couto.
O culto chegou ao Brasil por meio dos portugueses. Ela é a primissa da glorificação do corpo e da alma, assegurada por Cristo no final dos tempos, pois "Cristo ressucitou dentre os mortos como primícias dos que morreram" ( I Cor 15,20) e  cada um ressurgirá "cada qual porém em sua ordem" (I Cor 15,23).
 Assim, não há porque não crer na Assunção de Maria, visto que nem " todos morreremos, mas todos seremos transformados" ( I Cor 15,51).
Antigamente o culto iniciava na véspera, com a deposição da imagem da Virgem "dormente", num esquife e ficava exposta à visita dos fiéis até a manhã da festa, quando era retirada e colocada a imagem triunfal de Nossa Senhora da Assunção.
 Em algumas localidades essa tradição se manteve, inclusive nas Américas que herdou o culto dos missionários espanhóis e portugueses.
O dogma da Assunção de Maria só foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1950, como conseqüência lógica de intensos estudos históricos e teológicos patrocinados pela Igreja ao longo desses séculos.
 Ele só fez coroar uma fé sempre professada universalmente por todo o Povo de Deus.
Fonte- rezairezairezai.blogspot.com.br/