domingo, 30 de outubro de 2011

Novena do Sr. Bom jesus do Monte

EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO.AMÉM

Canto:Espirito Santo

Oração preparatória
T:O Deus pai de infinita compaixão e bondade, eu vos adoro na contemplação do Bom Jesus cruxificado. Quisestes que vosso filho unigenito sofreste sofreste cruelmente torturas e injustiças, porque de fato muitos corações endurecidos só se abalam diante do sofrimento do inocente, sede bendito,pois, por terdes dado a Jesus a coragem de sofrer por nós a afronta. A isto queremos responder por uma vida mais santa na caridade e na paciência.
Assim seja.
S:Purificai meu coração,Jesus!
T:Olhai-me, Senhor, do alto da Vossa Cruz!
S:Fazei jorrar sobre mim vossas graças!
T:Inflamai meu coração em Vosso Amor. Perdoai-me Bom Jesus.

Primeiro Dia
S:Bom Jesus, valei sofrer sofrer por mim a abrir meu coração aos vossos desejos.Que a expressão do vosso olhar me ajude, em minha caminhada e me abrasse no vosso amor e me torne mais capaz cada dia de olhar, com mais amor meus irmãos,especialmente os mais sofridos e afastados de vós.
T:Abençoai, Senhor Bom Jesus, a mim e a todos os meus irmãos.(Reza-se todos os dias apos a leitura)

Segundo Dia
S:Bom Jesus, coroado de espinhos, eu vos contemplo nesta Cruz, no Vosso sofrimento e na vossa dor por mim.Quanto sofreste por mim,Senhor Bom Jesus!Quanta humilhação e tormentos! Que eu medite sempre tudo o que padecestes por mime saiba também ter compaixão dos meus irmãos que sofrem em seus corpos e em sua pobreza espiritual espiritual. Dai-me, Bom Jesus, a graça de também saber sofrer.Amem.

Terceiro Dia
S:Bom Jesus, eu vos contemplo açoitado e flagelado pelos verdugos, condenado por Pilatos.Quando sofrestes, Senhor por mim e por todos os meus irmãos, de todos os tempos e povos. Já tínheis serramado sangue precioso do Jardim das Oliveiras e não recusastes derramar ainda mais. Obrigado Senhor Bom Jesus do Monte. Que eu sabia derramar muitas lagrimas por vós, vendo nesta Cruz vossos sofrimentos e dores por todos os nossos pecadores.Amem.

Quarto Dia
S:Bom Jesus, eu recordo aqui o vosso sofrimento diante do povo no dia da vossa condenação a morte. Como tinha aquele povo sede de vosso sangue! O grito de ódio ainda esta ecoando por toda a terra. Aquele "CRUCIFICAI-O" ainda soa a nossos ouvidos. E vós  aceitastes o pedido daquele povo sedento de vosso sangue. Obrigado Senhor Bom jesus do Monte porque nos remistes com vosso sangue derramado e todo instante.Sofreste muito por nós ao ouvir ecoar aquele grito de ingratidão.Amem.

Quinto Dia
S:Bom Jesus,vitima de nós pecadores e que vós deixastes ser esbofeteado em vossa Face por mim.Vossos olhos foram atingidos pelos duros golpes dos desumanos verdugos.Perdoai-nos, Senhor Bom Jesus do Monte,por tantos sofrimentos infligidos a vós. Por causa de nossos crimes, sofrestes tanto! Que esta nossa meditação e novena nos leve a mudar de procedimento e saibamos dominar nossos sentidos. Olhai por nós, Senhor Bom Jesus. Perdoai-nos. Amem

Sexto Dia
S:Senhor Bom Jesus do Monte,olhai dentro de nossos coração.Vós contemplastes aquele povo que vos seguiu a caminho do Calvário. Mesmo com vossos olhos inchados por causa dos murrus em Vossa Sagrada Face, nos contemplastes através dos tempos. Sentíeis os nossos pecados em todos os vossos sofrimentos e mágoas. Sofreste Senhor, carregando aquela cruz tao pesada. Por causa de nossos crimes. Que nós saibamos sofrer por vós e que saibamos a ajudar nossos irmãos a carregar suas cruzes. Volvei Vosso olhar para nós, Senhor. Ajudai-nos sempre.Amem.

Sétimo Dia
S:Bom Jesus do Monte, quanto sofrestes a caminho do calvário! No encontro com Vossa Mae Santíssima
, Vós que lhe quisestes diminuir o sfrimento naquele momento de angustia e dor para que, sofresse convosco por mim e por todos nós. Mas quanto sofrestes ao ver Vossa me querida naquele sefrimento, quanta dor experimentastes ao ve-la!quanto vosso rosto se contraiu ao ve-la na sua dor!Bom Jesus do Monte, obrigado pela terna Mae que nos destes em vosso sofrimento!Que nós saibamosama-la e exalta-la,pois a destes a nós quando ao pé da Cruz, ela vos escutava e sofria convosco.Mae do Sr. Crucifacado,Obrigado.Amem.

Oitavo Dia
S:Bom Jesus, quanto sofrimento ate o Calvário! Quantas vezes caístes e vos abateram por causa de tantas quedas minhas em  minha caminhada, na vida que me foi dada! Nada mereci Senhor, e tenho merecido, mas vós ainda me suportais e aturais. Que eu saiba cada dia suportar os problemas que surgirem e com a vossa graça, vencer o mal e o mundo que quer me afastar de vós e dos vossos mandamentos. Ajudai-me, Senhor do Monte a suportar tudo,por amor a vós e saiba ajudar meus irmãos também nas dificuldades de cada dia. Purificai-me de meus pecados e erros. Amem.

Nono Dia
S:Bom Jesus, ao fim desta novena, nós vos contemplamos pregado na cruz, Cruz que abraçastes com amor e ternura. Vós a abraçastes por mim. Eu vos vejo pregado nesta cruz e com os olhos voltados para o céu e para a terra. Para o céu, pedindo ao vosso PAI por nós, e, para a terra, para convidar-nos ao arrependimento de todos os erros do passado e a começar uma vida nova de arrependimento, sincero. Convertei-me, Senhor do Monte, para que, quando a minha hora final chegar, eu tenha um bom fim junto de vós e de vossa MAE. Contemplai, senhor, todos estes nossos irmãos e perdoai-lhes. Amem.

Preces
S:Rezemos ao Nosso Senhor Bom Jesus do Monte, que ouve sempre com bondade a suplica de seus filhos e o bendigamos.
T:Vós sois para nós senhor vida e salvação.
S:Deus eterno, e todo-poderoso, pelo batismo nos iluminastes com o novo Sol: que esta luz, que é Cristo, ilumine a nossa caminhada terrestre para um feliz fim.
T:Vós sois para nós Senhor vida e salvação.
S:Concedei-nos vossa sabedoria eterna: que ela acompanhe e auxilie nossos trabalhos, guiando-os para a felicidade eterna.
T:Vós sois para nós senhor vida e salvação.
S:Guardai-nos durante a viagem para o céu, puros do pecado, enriquecei-nos com vossa graça.
T:Vós sois para nós senhor vida e salvação.
S:Sois nosso socorro e nossa defesa: dai-nos a concórdia e a paz.
T:Vós sois para nós senhor vida e salvação.

Ladainha do Senhor Bom jesus
Senhor,tende piedade de nós
Jesus Cristo,tende piedade de nós
Senhor,tende piedade de nós
Jesus Cristo,ouvi-nos
Jesus Cristo,atendei-nos
Deus pai do céus,tende piedade de nós
Deus Filho Redentor do mundo,tende piedade de nós
Deus Espirito Santo,tende piedade de nós
Santíssima Trindade que sois um só Deus,tende piedade de nós
Bom Jesus, filho do Deus vivo,tende piedade de nós
Bom Jesus, feito homem pelo Espirito Santo,tende piedade de nós
Bom Jesus, nascido da Virgem Maria,tende piedade de nós
Bom Jesus, adorado pelos pastores,tende piedade de nós
Bom Jesus, ferido na circuncisão,tende piedade de nós
Bom Jesus, adorado pelos reis magos,tende piedade de nós
Bom Jesus, perseguido pelo Rei Herodes,tende piedade de nós
Bom Jesus, fugindo para o Egito,tende piedade de nós
Bom Jesus, obediente a Maria e a Jose,tende piedade de nós
Bom Jesus, batizado no Jordão,tende piedade de nós
Bom Jesus, jejuando no deserto,tende piedade de nós
Bom Jesus, tentado pelo demônio,tende piedade de nós
Bom Jesus, ensinando os homens,tende piedade de nós
Bom Jesus, curando os doentes,tende piedade de nós
Bom Jesus, ressuscitando os mortos,tende piedade de nós
Bom Jesus, convertendo os pecadores,tende piedade de nós
Bom Jesus, lavando os pés dos apostolos,tende piedade de nós
Bom Jesus, instituindo o Ss. Sacramento,tende piedade de nós
Bom Jesus,vendido  por trinta moedas,tende piedade de nós
Bom Jesus, orando no Horto das Oliveirastende piedade de nós
Bom Jesus, agonizando e suando sangue,tende piedade de nós
Bom Jesus, entregue aos inimigos por Judas,tende piedade de nós
Bom Jesus, preso e amarrado,tende piedade de nós
Bom Jesus, esbofeteado na casa de Caifás,tende piedade de nós
Bom Jesus, escarnecido por Herodes,tende piedade de nós
Bom Jesus, açoitado cruelmente,tende piedade de nós
Bom Jesus, coroado de espinhos,tende piedade de nós
Bom Jesus, maltratado como falso rei,tende piedade de nós
Bom Jesus, condenado a morte,tende piedade de nós
Bom Jesus, carregando a cruz,tende piedade de nós
Bom Jesus, despido no calvário,tende piedade de nós
Bom Jesus, pregado na cruz,tende piedade de nós
Bom Jesus, blasfemado pelo povo,tende piedade de nós
Bom Jesus, amargurado com o fel,tende piedade de nós
Bom Jesus, encomendado o vosso Espirito ao Pai Eterno,tende piedade de nós
Bom Jesus, morrendo na cruz,tende piedade de nós
Bom Jesus, ferido com a lança,tende piedade de nós
Bom Jesus, depositado nos braços de Vossa Mae,tende piedade de nós
Bom Jesus, pobremente sepultado,tende piedade de nós
Bom Jesus, gloriosamente ressuscitado,tende piedade de nós
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,perdoai-nos Senhor
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,ouvi-nos Senhor
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,tende piedade de nós

S:Oremos
Senhor Bom Jesus,que por amor aos homens, quisestes padecer e morrer para a salvação de todos.Pedimos que vos digneis aceitar a lembrança que acabamos de fazer de vossa Santíssima vida. A vossa devoção seja escudo que nos defenda  dos inimigos e chave de ouro que um dia abra as portas do céu.Por Cristo Senhor Nosso.Amem.

Oração a Jesus Crucificado
T:Meu Jesus crucificado, dignai-vos conceder-me a graça que peço, para a hora da minha morte, quando me faltar o uso dos sentidos.
Quando pois,duciscimo Jesus, os meus olhos languidos e amortecidos, já não puder fitar, lembrai-vos deste olhar suplicante, que agora lanço ao crucifixo, e compadecei-vos de mim!
Quando meus lábios, ressequidos pela febre, não puder beijar as vossas, sacratíssimas chagas, lembrai-vos dos beijos que agora lhes imprimo, e compadecei-vos de mim!
Quando minhas mãos frias, não puderem apertar contra, meu peito o crucifixo, lembrai-vos dos sentimentos com que agora o abraço e compadecei-vos de mim!
Quando, finalmente, minha língua endurecida e inerte já não puder falar convosco, lembrai-vos das ardentes súplicas que agora vos dirijo.
Jesus, Maria e Jose encomendo-vos a alma.
Pai-nosso,Ave-Maria e Gloria-Patri

(Insensação)

S:Nós vos adoramos ó Cristo e vos bendizemos
T:Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Oremos:
Senhor Jesus Cristo que na sexta hora, para a redenção do mundo, subiste ao patíbulo da cruz e derramastes vosso precioso sangue para a remissão dos pecados, rogamo-vos humildemente que depois de nossa more,nos concedais passar, cheios de gloria, as portas do paraíso. Vós que viveis e reinais pelos seculos dos seculos.
Amem
S:O divino auxilio permaneça sempre convosco.
Amem