domingo, 21 de setembro de 2014

25º Domingo do Tempo Comum.

programao2_004
Evangelho Mt 20, 1-16.
“Ide vós também para a minha vinha”
(Mt 20, 7) 
O ensinamento do evangelho do domingo traz duas grandes lições de vida para nós. O Reino de Deus é como uma vinha, que exige trabalhadores para cultivá-la e colher seus frutos. Somos todos trabalhadores na vinha do Senhor, caberá a Ele recompensar a cada um conforme seu próprio desejo. Há sempre muito que fazer por causa do Reino de Deus e não importa a hora e o momento em que nós nos colocarmos em disponibilidade para fazermos o bem. 
O tema da Vinha do Senhor era muito conhecido para o povo de Deus. Nos escritos da Sagrada Escritura o povo de Deus era como uma vinha muito querida, que deveria ser bem tratada para produzir bons frutos. Os profetas, os sacerdotes e os escribas formavam o grupo daqueles que se responsabilizaram para cuidar da vinha. Mas, muitos se omitiram ou foram descuidados em sua missão. Por isso, o Senhor chamou outros a qualquer momento em que Ele julgou ser necessário. No final do trabalho diário a maneira do Senhor em acertar as contas com todos é de acordo com sua vontade. Usa dos seus bens, de sua generosidade conforme seu coração de bondade e de misericórdia.
Deus pensa diferente de nós, pois usa de sua graça infinita e dispõe assim a possibilidade de todos se salvarem. A cada um de nós cabe a tarefa de nos colocarmos à disposição do Senhor para sermos construtores do Reino. Isso o faremos com nossa prática de vida cristã e o compromisso com tudo aquilo que se exige de um cristão consciente de sua missão nas atividades apostólicas de nossas comunidades. Ao realizar gratuitamente nossas atividades, com amor profundo pelas coisas do Reino de Deus, seremos merecedores das graças de Deus. Ele sabe de nossas intenções e do modo como que agimos e nos dará aquilo que tivermos merecido.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.