domingo, 22 de junho de 2014

12º Domingo do Tempo Comum

Dia 22 de junho
Ev (Mt 10, 26-33).
“Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir  alma e o corpo no inferno!” (Mt 10, 28).
texto do evangelho deste domingo traz uma advertência aos seguidores de Jesus sobrepossíveis sofrimentos que poderão passar por causa d’Ele. Assim como Jesus foi perseguido e morto, também poderão ser perseguidos e mortos os que se mantiverem fiéis aos ensinamentos e à prática de vida de Jesus. Já os Profetas, escolhidos por Deus para ...
Dom_Celio_Goulart
... acompanharem o povo de Israel, igualmente foram perseguidos, como o relato do Profeta Jeremias na primeira leitura. A perseguição atinge os justos por serem pessoas que agem corretamente e de acordo com os ensinamentos de Deus. É Jesus quem diz nas bem-aventuranças: “Bem-aventurados vós quando vos insultarem e vos perseguirem por causa de mim e do Evangelho” (Mt 5, 11).

Quando nos declaramos a favor de Jesus, estaremos superando o medo. Já no início do cristianismo os cristãos foram perseguidos e martirizados. No Império Romano os seguidores de Jesus foram levados aos tribunais e não vacilaram em testemunhar a sua fé. A partir deste testemunho é que a Igreja se firmou e atravessou a história. O sangue dos mártires será sempre a semente de novos cristãos.
Situando-nos no contexto em que hoje vivemos, sabemos que há muitas realidades hostis à Igreja e à pessoa de Jesus. O mundo secularizado e relativista não se sente bem em ouvir falar sobre Jesus e seus ensinamentos. Mesmo em situações que aparentemente se apresentam como que favoráveis à pessoa de Jesus Cristo, há oposição à sua doutrina e aos seus seguidores. Que isso, porém não nos leve ao desânimo ou ao medo, mas seja incentivo à uma vivência mais sincera e autêntica dos valores cristãos, éticos e morais.
+ Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano