sexta-feira, 27 de abril de 2018

Dia 27 de abril - Memória a São Pedro Armengol

A imagem pode conter: 3 pessoasPedro Armengol, ligado aos Condes de Urgel, veio ao mundo na Guardia dels Prats (Tarragona), em meados do século XIII. Depois da infância e adolescência, na calma honestidade da família e pouco além do limiar da juventude, Pedro Armengol foi arrastado por companhias más para o precipício da vida dissoluta e criminosa do bandido. Em uma reunião com pessoas de armas enviadas por Jaime I para limpar dos bandidos a área pela qual o grupo real tinha que passar, o libertino Pedro foi encontrado, com a espada na mão frente a frente com seu próprio pai Arnaldo. A circunstância providencial fez com que Pedro baixasse as armas diante do pai, pedisse perdão e decidisse, com vontade de ferro, mudar a vida. O prestígio do pai libertou o filho do merecido castigo,
Recebido na Ordem Mercedária, ele pôde ir duas vezes à terra dos mouros para realizar o ministério da redenção. Na segunda viagem a Bejaia, no ano de 1266, ele foi mantido como refém por alguns cativos. Mas, não tendo chegado a tempo para o dinheiro do resgate pelo qual permanecera em penhor, foi condenado a uma forca, na qual, pela singular proteção de Maria Santíssima, permaneceu incólume. E vivo o encontrou o irmão William de Florença quando ele chegou, no dia seguinte ao enforcamento, com o dinheiro combinado. Como sequela de seu martírio, Pedro ficou com o pescoço torto pelo resto de sua vida. De volta à Espanha, ele viveu por quase quarenta anos no convento de Santa Maria del Prats, onde morreu em 1304. 
Em 23 e 28 de março de 1866, o papa Inocêncio XI confirmou a sentença do culto imemorial de Pedro Armengol. Em 25 de janeiro e 3 de fevereiro de 1687, a Ordem Mercedária recebeu o poder de celebrar a missa e recitar o ofício do mártir comum em homenagem ao beato Pedro Armengol. Com datas de 25 de setembro e 14 de outubro de 1688 seu nome é inscrito no martirológio como abençoado.
Fonte- http://www.ordenmerced.org