domingo, 25 de junho de 2017

Santo Padre recebe padres Ressurreicionistas no Vaticano

Os religiosos da Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, que estão realizando seu Capítulo geral em Roma, foram recebidos na manhã de sábado (24/06) pelo Papa Francisco. Filhos espirituais de Bogdan Janski, apóstolo dos poloneses emigrados na França no século XIX, a Congregação nasceu para testemunhar que a Ressurreição de Cristo é a base da vida cristã, para anunciar a exigência da ressurreição pessoal e amparar a comunidade em sua missão no serviço ao Reino de Deus. São conhecidos como 'Ressurreicionistas' O Capítulo tem o tema “Testemunhas da presença do Senhor Ressuscitado: da comunidade ao mundo”. Dirigindo-se aos 30 religiosos, o Papa ressaltou três expressões: Testemunhas da presença do Senhor Ressuscitado.
Francisco citou como ícone Maria Madalena, que procurava Jesus morto e o encontrou vivo. E recomendou aos presentes que não sejam homens nostálgicos, mas contemplativos que vejam o que os outros não veem; que proclamem com audácia que Cristo é vivo e é o Senhor. O Papa ainda indicou que como Madalena, devem ser ‘homens em caminho’ rumo às periferias humanas, levando a luz do Evangelho.

- Da comunidade ao mundo.

Aqui o Papa mencionou os discípulos de Emaús: “Se a Ressurreição de Cristo é a nossa maior certeza, como não correr para anuncia-la aos outros?”, questionou, respondendo que o modo concreto para fazê-lo é a vida fraterna em comunidade. “O outro é um dom que não pode ser manipulado nem desprezado; um dom a ser acolhido com respeito porque nele, especialmente quando é frágil, me vem ao encontro Cristo”. Francisco exortou: "Comunidades sejam abertas à missão e fujam da autorreferencialidade, que conduz à morte".- Profetas de alegria e de esperança pascal.
Com esta terceira expressão, Francisco encorajou os religiosos: “Se tivermos a coragem de ir até nossos sepulcros pessoais e comunitários, veremos que Jesus é capaz de nos fazer ressurgir deles. E isto nos fará reencontrar a alegria, a felicidade e a paixão dos primeiros momentos da nossa entrega”.
Encerrando, o Papa recordou: “fazer memória grata do passado, viver o presente com paixão, abraçar o futuro com esperança”. E pediu a todos que rezem por ele. O 33º Capítulo Geral da Congregação elegeu o novo Superior Geral da Congregação para os próximos seis anos: Pe. Paul Voisin, CR natural da província de Ontario-Kentucky.  Para Vigário Geral, foi eleito o brasileiro Pe. Evandro Miranda Rosa, CR membro da Região Sul Americana, até o momento Pe. Evandro trabalhava na Cúria Geral como procurador e Formador no Colégio Internacional dos Ressurreicionistas em Roma. Pe. Evandro Miranda Rosa é o primeiro a ocupar esta função, até então denominada de assistente geral, e o primeiro brasileiro a desenvolvê-la. Como primeiro conselheiro foi eleito o Pe. Jacek Praski, CR, membro da província dos Estados Unidos, até o momento pároco na cidade de Chicago e como segundo conselheiro Pe. Adrzej Gieniusz, CR, membro da província Polonesa e atualmente professor na Universidade Urbaniana em Roma.
Fonte- http://br.radiovaticana.va/