sexta-feira, 2 de junho de 2017

Música litúrgica é tema de reunião do Clero Diocesano

Na manhã desta quarta-feira, 31, bispo e sacerdotes da Diocese de São João del-Rei se reuniram na Casa de Pastoral São Tiago para mais uma reunião do clero diocesano. O evento teve como tema a musicalidade litúrgica e contou com a eleição do novo representante dos presbíteros. A reunião, como de costume, iniciou na capela da Casa de Pastoral. O momento foi destinado para orações, leituras bíblicas, reflexões e preces. Dom Célio refletiu a passagem de São João, sobre a vinda do Verbo que se fez Homem. Em seguida, os sacerdotes se dirigiram para o Auditório Dom Delfim Ribeiro Guedes, onde se deu prosseguimento a reunião. Dentre os temas trabalhados, o canto litúrgico ganhou destaque. Ele, que desempenha função de sinais de maneira significativa, por estar intimamente ligados à ação litúrgica, ganhou explicações claras e objetivas por parte de Frei Gabriel José de Lima Neto, graduado em Música pela UFMG e estudioso de música e liturgia. “É necessário trabalhar este assunto com os sacerdotes que, na verdade, são os encarregados de promover a liturgia como pede o Concilio. O canto litúrgico, justamente, nos ajuda a mergulhar, com maior profundidade, no mistério da salvação”, explica o franciscano que usou como base a Constituição Sacrosantum Concilium e demais documentos litúrgicos. O encontro não foi apenas de formação. No final, houve a eleição do novo representante do clero diocesano. Padre Vinícius Campos foi comtemplado com nove votos. “Sempre confio na ação do Divino Espírito, se me chama, através dos irmãos presbíteros, a assumir a missão de representante, sei que Ele irá agir. Dentro de minhas possibilidades buscarei fazer o melhor para cumprir a missão de forma humilde e próxima de meus irmãos”, destaca o sacerdote que aproveita para agradecer a confiança nesta nova missão. “Agradeço aos padres a confiança, de modo especial ao Padre Odair José que estava à frente desta missão e que me acolheu no clero quando fui ordenado presbítero e, ao Bispo Diocesano, Dom Célio pela confirmação e confiança em meu trabalho. Como a eleição ocorreu no dia da Festa da Visitação de Nossa Senhora, confio também a Virgem Maria esse serviço, para que eu sempre movido pela Palavra do Senhor, possa realizar um serviço humildade em favor dos meus irmãos presbíteros”. Para o representar os religiosos foi eleito o salesiano padre Roberto Modesto.
O evento teve seu término com oração e almoço.
Fonte- http://diocesedesaojoaodelrei.com.br/