quarta-feira, 14 de outubro de 2015

DNJ atrai milhares de jovens a Casterita

dnj2015_8
Com o objetivo de “construir uma nova sociedade” centenas de jovens se reuniram no último domingo, 11, em Conceição da Barra de Minas, para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Com momentos de lazer, oração e missão, os jovens puderam fazer novas amizades e testemunhar toda a vivência realizada nos diversos grupos da Diocese de São João del-Rei.
A programação teve início no sábado com adoração ao Santíssimo Sacramento, Via Sacra e Momento Mariano. Para os mais animados, um camping foi montado anexo à quadra poliesportiva, onde os jovens passaram a noite. Muitos, acompanhados por uma roda de viola. No domingo, a cidade de Conceição da Barra foi se tornando pequena perante a euforia da juventude. Ônibus de várias cidades da Diocese estacionavam ao redor do local do evento. Com grande receptividade, os jovens nem mesmo desciam dos transportes e já iam se acomodando, “se sentindo em casa”.
dnj2015_3Iniciado com o Hino Nacional Brasileiro, o evento contou com a presença de diversas autoridades da cidade, assim como padres e do bispo dioceseno, Dom Célio de Oliveira Goulart, que conduziu a benção inicial e participou de todo o evento juvenil.
Abordando o tema proposto pela CNBB, “Juventude, Construindo uma Nova Sociedade”, a Juventude Missionária, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, realizou a apresentação de abertura, mostrando as construções e destruições da postura social do ser humano hoje, que se apega aos bens matérias, se torna egoísta e esquece o mundo ao seu redor. Com efeitos pirotécnicos, os jovens utilizaram a dança como instrumento de evangelização. Além da atração teatral, o evento contou com palestra de formação. Conduzido por Wandersson Willer, o momento foi de política, religião, sociedade e juventude.

dnj2015_4
Quem também marcou presença no evento foram os religiosos(a) presentes na Diocese do Campo das Vertentes. Representando as diversas congregações, eles falaram sobre vocação e a vontade de seguir Jesus. Além de aproveitar o momento para divulgar o Despertar Vocacional que ocorrerá no final de novembro, em São João del-Rei. Além da breve palavra, o evento contou também com um estande vocacional. “O DNJ 2015 foi, novamente, uma bênção para toda juventude da diocese de São João del-Rei. Nossos objetivos foram alcançados! Celebramos nossa juventude e nossa fé! Realmente levamos a sério a construção de uma nova sociedade”, destacou Lucas Lara, coordenador do Setor Diocesano de Juventude. Segundo padre Roberto Modesto, que acompanha o trabalho juvenil na Diocese, eventos como este servem para unir grupos e criar laços de amizades com o bispo. “É importante para que tenha um tempo de formação conjunta, celebrar Jesus Cristo e a vida como Igreja de Deus, fazer acontecer o entrosamento e conhecimento dos vários grupos juvenis. Além estar como nosso bispo, que é o animador de nossa diocese. É verdadeiramente um ‘tempo de Deus’ para formação, celebração e confraternização”, frisou o sacerdote salesiano.
dnj2015_6
Já na parte da tarde, após o almoço, uma gincana divertiu os jovens participantes. Organizada pelo grupo EAC, da Paróquia Dom Bosco, a atração contou com um júri pra lá de especial: Ir. Flávia, Pe. Sérgio, Dom Célio. Na ocasião, a equipe vermelha saiu como vitoriosa. Após a brincadeira, um compromisso sério. Instruídos por padre Roberto Modesto, os jovens saíram em missão pelas ruas da cidade. Bem acolhidos, os participantes levaram a Palavra de Deus, falaram sobre o evento e fizeram orações ecumênicas como o “Pai-Nosso”. 
dnj2015_9
Antes mesmo do término do evento, a colheita dos frutos. “Desde que foi anunciado que o DNJ seria em Conceição da Barra de Minas, foi plantado uma pequena semente em meio aos nossos jovens, pois, fizemos encontros semanais, formamos equipes, fizemos caminhadas e gincanas com um único objetivo, prepararmos para o DNJ de forma a envolver toda a sociedade. E agora a caminhada continua. Através do DNJ, conseguimos formar um grupo de jovens em nossa Paróquia”, destacou André Santos, um dos organizadores do evento.
A celebração do DNJ foi encerrada com a Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e concelebrada por diversos padres da Diocese. Com fogos, aplausos e gritos, os jovens se despediram do evento com a proposta de participaram do próximo ano, que ocorrerá, possivelmente, em outubro, na Forania de Lavras.

dnj2015_1

dnj2015_13
Matéria de Lucas Silveira