domingo, 13 de setembro de 2015

XXIV Domingo do Tempo Comum

Ev Mc 8, 27-35
Bispo
“No caminho Jesus perguntou aos discípulos: Quem dizem os homens que eu sou?”
(Mc 8, 27)
O grupo dos doze apóstolos teve o privilégio de conviver com Jesus e participar de sua intimidade. Eles observavam o que Jesus realizava e o que ensinava. Assim para eles aos poucos se revelava que Aquele com quem estavam convivendo de fato era o Messias, como Pedro o declarou em nome dos seus companheiros. Há muito o povo de Israel esperava por aquele momento, a chegada do Messias. Os profetas vieram e realizaram sua missão, de preparar a chegada do Messias. Mas agora estava ali, junto aos seus, aquele que era esperado para salvar o Povo de Deus. Jesus é o próprio Messias, não restavam mais dúvidas.
Ao mesmo tempo proíbe aos apóstolos de falar sobre esta sua identidade, como também apresenta as condições necessárias para quem deseja seguí-Lo. Certamente Jesus gostaria que cada pessoa também fizesse sua própria descoberta sobre a pessoa d’Ele e tivesse coragem bastante para acompanhá-Lo e se identificar com Ele.
Se prestarmos atenção na pessoa de Jesus através dos nossos estudos bíblicos, da participação na vida sacramental da Igreja, nos sinais dos tempos que nos cercam, estaremos ouvindo cotidianamente a mesma pergunta de Jesus: “quem sou Eu para você, meu irmão, minha irmã?" E é esta a experiência que devemos ter, para nosso encontro pessoal com a pessoa de Jesus.
D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano