segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Encontro/Retiro reúne líderes juvenis em Lavras

Retiro_encontro_setor_juventude_89
No último final de semana, cerca de 70 jovens se reuniram no Recanto Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Lavras, para o primeiro Encontro/Retiro para Lideranças Juvenis da Diocese. O evento contou com palestras, momentos de reflexão, celebrações de missa, confissão e, claro, muita alegria.
retiro_encontro_setor_juventudee_14
Contando com representantes de quase todas as 40 Paróquias, o encontro iniciou bem cedo, na manhã de sábado, 01, com orações, dança e reflexão. Padre Roberto, assessor diocesano da juventude, foi o responsável por conduzir o evento. “Estes encontros ajudam na formação pessoal que cada liderança juvenil tem que ter para levar adiante o ministério de coordenação. Para tanto, é necessário preparação, formação continuada nas dimensões contempladas nos documentos da Igreja”, explicou o sacerdote salesiano que conduziu as palestras para os jovens.

retiro_encontro_setor_juventudee_43
Segundo o coordenador do Setor, Lucas Lara, a iniciativa de formação foi positiva e alcançou os objetivos esperados: fortalecer a caminha juvenil na Diocese. “Esta primeira edição em Lavras foi um tempo especial de formação e ao mesmo tempo, espiritualidade. As lideranças lá reunidas desfrutaram de momentos em que partilhamos alegria, missão, forte experiência com Deus e o mesmo projeto de construirmos, juntos, em unidade, a civilização do amor”, falou o jovem, mostrando sua satisfação com a aceitação dos jovens ao evento.

Retiro_encontro_setor_juventude_10
Intercalado com os momentos de palestras, os jovens eram convidados a fazer momentos de “deserto”, se aconchegando no paisagismo da casa de retiros para refletir sobre a vida, erros e postura de liderança. “Achei muito edificante. Pude, ao mesmo tempo, trabalhar minha espiritualidade e preencher as lacunas para alcançar o êxito em uma liderança. Os momentos de desertos me ajudaram a ter experiências de reflexão, jamais experimentados por mim. Isso me fez sentir bem e, com certeza, vendo o entusiasmo de muito, me faz ser mais perseverante na missão, que é a evangelização da nossa juventude. Acho que o encontro veio em uma hora propícia para mim e para o meu grupo, onde enfrentamos problemas com lideranças e planejamentos”, destacou Lucas Ademir, integrante do grupo “Anjos da Paz”, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Lavras.
Retiro_encontro_setor_juventude_60
Assim como o lavrense, André Santos aproveitou a proposta para refletir as falhas que vem acarretando em seu trajeto de vida. “Pude perceber a necessidade de mudança em vários aspectos em minha vida, os quais, diante de tanta correria do dia a dia, não tinha a oportunidade de refletir”. O jovem, que é de Conceição da Barra de Minas foi ao evento com um desafio ainda maior: Formar um grupo juvenil na Paróquia. “Nossa Paróquia ainda não possui um grupo de jovens formado, mas estamos encaminhando para formar. Com esse encontro de formação integral, aprendi diversos objetivos que se deve alcançar para liderar e auxiliar um grupo juvenil”, explicou André, que também é catequista de crisma.
retiro_encontro_setor_juventudee_30
Além dos momentos de palestras e reflexões, o encontro/retiro contou com uma parte de lazer. Com torta na cara, os jovens participaram de um “quis” com perguntas referentes ao “YouCat” e a trajetória do Setor na Diocese. Para Sabrina Barbosa, coordenadora da Juventude Franciscana de São João del-Rei, o entretenimento proporcionou um entrosamento entre os grupos. “Foi uma experiência sensacional estar em comunhão com outros grupos que, mesmo com diferenças (carismas e seguimentos), estamos ligação pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Retiro_encontro_setor_juventude_46
Luiz Octávio, da Paróquia de Santo Antônio, em Itutinga, também percebeu esse entrosamento. O jovem, que coordena o grupo Anjos do Senhor aproveitou e “trocou figurinhas” com os novos amigos. “Foi uma experiência muito boa. Pude aproximar de outros grupos e movimentos e trocar experiências e historias”. Segundo o jovem, ele tinha preconceito com ações de alguns grupos de carisma diferente, mas, com o entrosamento, esses pensamentos foram desfeitos. “Acredito que, com tudo que foi debatido e analisado durante o evento, muita coisa possa ser aplicada nos movimentos da Diocese. Uma das coisas que quero trazer para nosso grupo é a maior interação com a sociedade ao nosso redor”. À noite, missa, caminhada penitencial e confissão marcaram o evento. Outra atração noturna foi o sarau que animou os jovens com musicas como “Chuva de Graça” e “Dança da Pipoca”.

Retiro_encontro_setor_juventude_110
No domingo, a proposta foi à mesma: formar, refletir e entrosar. Durante a última palestra, conduzida por Lara, foi lançado oficialmente o DNJ (Dia Nacional da Juventude) que ocorrerá em 11 outubro. Este ano o evento ocorrerá em Conceição da Barra de Minas, na região forânia de São João del-Rei.
Antes do término do evento, os jovens se reuniram na capela para a celebração da Santa Missa. Na ocasião, os participantes aproveitaram o momento para homenagear o assessor, Padre Roberto, pelo dia do padre, celebrado pela Igreja Católica no primeiro domingo do mês vocacional. O sacerdote salesiano, que a exemplo de Dom Bosco, vem realizando e apoiando a juventude, há mais de um ano, em sua caminhada Diocesana.
O Encontro/Retiro foi uma proposta do Setor Diocesano de Juventude e pretende realizá-lo anualmente para o processo de formação para os líderes juvenis.

Retiro_encontro_setor_juventude_99
Para acessar todas as fotos do evento: Encontro/Retiro diocesano para líderes juvenis
Reportagem de Lucas Silveira
Fotografias de Camila Sottani e Lucas Silveira