sábado, 22 de agosto de 2015

Em Aparecida, CNBB lança Hino da JMJ 2016 na versão em Português

Na noite desta última sexta-feira (21), foi lançado, oficialmente, o hino da Jornada Mundial da Juventude na versão em português, durante o Encontro Nacional de Adultos Responsáveis pela Juventude, que acontece no Santuário Nacional.
O hino oficial, em polonês, foi lançado em 6 de janeiro deste ano na Cracóvia (capital que sediará a próxima JMJ) e, desde então, os países que falam outras línguas se dedicam em traduzir a letra da canção para seu próprio idioma.
Os responsáveis pela versão brasileira da música foram Pe. Zezinho, Pe. Joãozinho e o jovem Jonas Rodrigues. Encarregados pela CNBB, eles tiveram o cuidado de serem fiéis à letra original, mas também de colocar um toque característico daqueles que falam o português, pois a mesma versão será usada também pelos demais países de língua portuguesa.
Os padres destacaram que quiseram reforçar o acento já intenso existente na canção à misericórdia de Deus. Lembrando que o tema central da JMJ 2016 é “Bem-aventurados os misericordiosos, pois encontrarão misericórdia” (Mt 5,7), o hino vem melodiar esta misericórdia que será refletida no encontro da juventude do mundo todo.De acordo com os padres tradutores, a misericórdia tem sido uma temática bastante abordada pelo Vaticano e o Papa Francisco está sempre a mencionando em suas colocações. Por isso, para eles, Jakub Blycharz, autor da letra oficial, foi muito feliz em sua abordagem quando compôs a canção e enfatizou esse dom.
Também esteve presente no lançamento, o jovem Jonas Rodrigues, que explicou como se deu o processo de tradução e como foi feita a versão para ser bem cantada pelos jovens de língua portuguesa. A versão oficial foi gravada pela Paulinas e contou com grandes nomes da música católica brasileira, dentre eles Walmir Alencar e Fátima Souza.
Após a apresentação do hino, as pessoas presentes, emocionadas, aplaudiram recordando o mesmo fervor de quando elas mesmas estavam vivendo esta experiência mais de perto no ano de 2013.
Fonte- http://www.a12.com/