domingo, 28 de junho de 2015

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Evangelho Mt 16, 13-19
09
“Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”
(Mt 16, 16)
Celebrando São Pedro e São Paulo, nós o fazemos com alegria, sabendo de sua importância para nossa experiência de fé no seguimento a Jesus Cristo. Pedro foi um discípulo querido de Jesus Cristo. Um homem simples, pescador do mar da Galiléia, que junto com seu irmão André, sentiu-se comprometido a uma grande mudança de vida, quando Jesus, vendo-os à beira do mar, confia neles e lhes diz: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens” (Mt 4, 19. Viveu momentos de intensa comoção ao lado de Jesus e foi capaz de declarar “Tu és o Messias, o Filho de Deus Vivo” (Mt 16, 16). Paulo, de perseguidor de Jesus Cristo e dos cristãos, tornou-se o grande missionário e também é celebrado como apóstolo.
Diante da experiência de São Pedro e São Paulo nós como cristãos podemos igualmente fazer um itinerário de nossa fé, para que o encontro pessoal com Jesus Cristo nos leve a sermos apaixonados pelo Reino de Deus. A cada um de nós Jesus Cristo vai se revelando, no contexto em que nós vivemos e na opção de vida que tenhamos feito por Ele.
Que a festa destes apóstolos, colunas da Igreja, nos proporcione momentos de intensa alegria. E que nesta semana permaneçamos mais intimamente unidos ao nosso Papa Francisco. Percebemos como tem sido rica sua ação apostólica, levando-nos a cumprir com nossa missão na Igreja e anunciar com alegria os valores do Reino de Deus. Como católicos procuremos acompanhar suas ações e ter um coração aberto a colocar em prática seus propósitos. Estejamos unidos em oração para ele não apenas no Dia do Papa, mas a cada momento em que nós nos sentimos como cristãos católicos. Ele espera de cada de nós as orações e a obediência aos seus ensinamentos.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano