domingo, 29 de março de 2015

Domingo de Ramos

Evangelho Mc 11, 1-10, na bênção dos Ramos.
Domingo-de-Ramos

“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem: o reino de nosso pai Davi!”
(Mc 10, 9-10)
Com o Domingo de Ramos iniciamos a celebração da Semana Santa, ocasião em que fazemos memória dos acontecimentos maiores da realização do Mistério da Salvação: a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. Para todos nós que somos católicos, esta é assim uma semana de muitas celebrações litúrgicas, que nos envolvem e nos levam a viver o sentido de tudo que constitui cada rito das ricas propostas que a Igreja nos apresenta para vivermos intensamente aquilo que celebramos.
No Domingo de Ramos acompanhamos Jesus Cristo em sua entrada na cidade de Jerusalém, quando Ele chega com seus discípulos para a festa da Páscoa em Jerusalém. As pessoas simples O reconhecem como Rei, o Rei esperado e sonhado durante séculos pelo Povo de Israel. Há uma alegria por sua manifestação junto ao povo reunido em Jerusalém. Mas, ao mesmo tempo na celebração litúrgica é proclamada a leitura da Paixão de Jesus Cristo conforme o relato de São Marcos. Ao mesmo tempo, na alegria da chegada de Jesus em Jerusalém, aponta-se para o fato de sua condenação injusta a morrer crucificado.
Como cristãos comprometidos com Jesus Cristo e seu Reino, saibamos reconhecê-Lo como o centro de nossa vida e que em nossas atividades evangelizadoras deixemos transparecer o Reino de Deus. Reino de justiça, de fraternidade, de solidariedade e de paz. Neste domingo se faz a Coleta da Solidariedade, pela Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade – Igreja e Sociedade”. Nosso gesto de participar desta coleta significa nosso compromisso com a transformação social e humana de pessoas que receberão nossa atenção e ajuda.

+ Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano