domingo, 22 de março de 2015

5º Domingo da Quaresma

“Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.
10491084_826427057442159_8467207318377672365_n
(Jo 12, 26)
No contexto dos acontecimentos anteriores à Páscoa Judaica a ser celebrada por Jesus com seus discípulos, Ele tem consciência de que a sua “hora” havia chegado. Em sua experiência de homem, Jesus teve seus conflitos, suas angústias. Contudo, sentiu-se confortado pelo Pai e não desiste de sua missão.
O Pai iria glorificá-lo! E propõe aos seus discípulos o seguimento sincero a Ele, para que também fossem honrados pelo Pai. No contexto da narrativa do evangelho deste domingo houve pessoas que vieram em peregrinação à Jerusalém para a festa da Páscoa e que desejariam ver Jesus. São acolhidas por Filipe e André, que as apresentam a Jesus.   
No período da Quaresma é nosso desejo ver melhor a pessoa de Jesus e moldar nossa vida com a sua vida. Isto o fazemos pela conversão sincera e pela mudança de atitude para bem seguí-Lo. Àquele que se propõe a seguir Jesus Cristo pede-se a coragem de também morrer, a exemplo de uma semente que é jogada ao chão para produzir frutos. Há muitas oportunidades em nossa vida cristã em que Deus nos pede sacrifícios, perdas, renúncias. Mas, tudo deverá ser feito com amor, para que por nossos atos se produzam frutos de justiça e de fraternidade.
Certamente seria bom, no contexto da CF deste ano “Fraternidade – Igreja e Sociedade”, ajudar pessoas em nossas famílias ou em nossas comunidades,  que estejam gravemente enfermas e ainda não tenham uma verdadeira compreensão de que sua “hora”, quando assumida na perspectiva do verdadeiro abandono nas mãos do Pai, as confortará e lhes preparará para o encontro definitivo com o Senhor.

Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano