domingo, 25 de janeiro de 2015

3º Domingo do Tempo Comum

Evangelho Mc 1, 14-20

Dom_Celio_99
“Jesus lhes disse: ‘Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” 
(Mc 1, 17)
Os primeiros discípulos de Jesus foram homens simples, pescadores que ganhavam o seu sustento e mantinham suas famílias com o trabalho da pesca no mar da Galiléia. Ao serem convidados para o seguimento à pessoa de Jesus, não tiveram mais dúvida. Foram generosos e fizeram uma grande mudança em suas vidas. Apostaram tudo na pessoa que surgira tão de repente em suas vidas nas areias do mar da Galiléia. Tornaram-se pescadores de homens!
A Palavra de Deus do domingo nos leva a refletir sobre o  processo de conversão a que somos chamados. Os primeiros apóstolos passaram por uma mudança radical em suas vidas. Os habitantes de Nínive, pela pregação de Jonas, souberam fazer penitência e assim a cidade não foi destruída. Também Paulo, na segunda leitura, propõe a seus ouvintes a relatividade deste mundo: tudo é muito passageiro, por causa disso é necessário fazermos escolhas duradouras para nossa vida.
Nós, cristãos, ao nos  encantarmos pela pessoa de Jesus, seremos capazes de realizar  gestos generosos. Por Ele podemos deixar muitas coisas que nos são supérfluas ou que não nos fazem falta e nos comprometer a nos transformamos em pescadores de homens nas realidades de hoje. Como cristãos já descobrimos a riqueza da pessoa de Jesus e o sentido da busca do Reino de Deus. Será nossa missão levar outros a descobrir a importância da pessoa de Jesus em suas vidas e passarem pelo processo de uma sincera conversão. Vamos em frente, porque a messe é grande e os operários são poucos! 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.