quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Solenidade de Ação de Graças

Dentre as datas marcantes do mês de novembro está o Dia Nacional de Ação de Graças, uma data de origem norte-americana que é celebrada em muitos países. No Brasil foi instituído por decreto do Presidente Gaspar Dutra, em 1949, definindo em 1966 a quarta quinta-feira do mês de novembro como o dia da comemoração.
Sabe-se que não se precisa de um dia especial para agradecer a Deus por todas as coisas da vida, mas, ao recorrer essa data lembramos-nos das nossas falhas e ingratidões. “Ele me da todos os dias uma nova chance de fazer aperfeiçoar tudo aquilo que ontem não foi possível. Viver é a maior prova de amor Dele para com a gente. Como não agradecer?” Destacou a dona de casa Adriana Zim, justificando os diversos motivos de agradecimento.
Realmente, como não agradecer a Deus pela vida e pela presença de todos que compões a sua história? Agradecer é belo, mas, às vezes, difícil e pouco corriqueiro. “Expressar gratidão não é um costume muito difundido entre nós. Quando temos saúde, quando conseguimos superar as dificuldades e os problemas em geral, apenas não reclamamos. Reconhecer as coisas boas que nos acontecem pode ser um estímulo para vivermos cada vez melhor. Quem tem fé agradece a Deus e aos irmãos. Expressar gratidão é uma grande virtude”, sabiamente respondeu o pedreiro, Evanil Antônio da Silva.
Mas agradecer a Deus é uma pequena forma de sentir-se mais próximo Dele. Saber que Ele está sempre próximo, oferecendo presentes diariamente em cada milésimo de segundo. Agradecer a Deus é uma forma de sentir-se abençoado, é o que define o policial civil, Sávio Ricardo Souza: “Sempre que agradeço a Deus me sinto estar abençoado. Agradeço também pelas minhas dificuldades, por que é nelas que encontro a minha própria evolução e me estimula a buscar boas coisas. Temos que agradecer a Deus todos os dias, pois ele nos deu a graça de abrir os olhos e levantar mais uma vez para buscar a felicidade”.
Em nossa Diocese, muitas Paróquias realizará durante a tarde, uma adoração e benção do Santíssimo Sacramento. Que nessa data, possamos realmente agradecer e perceber que não é um simples calendário comemorativo que nos liga a Deus, mas sim, a nossa fé e o fato de sermos filhos agradecidos.