quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Restaurada, imagem de Nossa Senhora da Piedade volta ao Santuário de Caeté

Especialistas do Iphan, Iepha e a restauradora Carla Castro Silva avaliaram as condições da peça em março.A padroeira de Minas voltará à ermida da Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Fora do altar desde 31 de março para restauração, a obra atribuída a Antonio Francisco Lisboa (1738-1814), o Aleijadinho, cujo bicentenário de morte é lembrado este ano, será reentronizada na semana que vem, encontrando o interior da capela-mor já pintado. O Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira do Estado de Minas Gerais vem sendo alvo de intensa visitação, com caravanas de fiéis todos os fins de semana, devido às atividades do tradicional jubileu com término em 12 de outubro. A especialista Carla Castro Silva, encarregada do serviço, explicou que a imagem está pronta para ser retirada do ateliê montado no santuário para garantir mais segurança. “Foram removidos o verniz da escultura, aplicado numa intervenção feita em 1998, e manchas roxas da face”, informou. Além disso, a equipe do Ateliê de Restauro executou a limpeza completa da peça de madeira policromada e vai fazer o mesmo no altar da Pietá das Gerais. Nossa Senhora com o filho morto nos braços vem recebendo, nos últimos 17 anos, a luz solar que passa através de um óculo e, por determinação dos órgãos de patrimônio, essa abertura na parte superior da capela será fechada, evitando-se, assim, novos danos à relíquia barroca.
Equipe fez limpeza completa na peça de madeira, removeu o verniz e manchas roxas da face.Conforme documentou o Estado de Minas, a retirada da imagem consistiu numa operação cuidadosa, com acompanhamento de profissionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), instituições responsáveis pelo tombamento desse patrimônio cultural, espiritual, paisagístico e natural.
O trabalho demandou montagem de dois andaimes – um ligado ao camarim, onde a escultura se encontra há mais de 200 anos, e outro mais baixo, perto do altar. Quatro funcionários do santuário seguraram a peça de 1,25 metro de altura por 1 metro de largura e cerca de 100kg e a puseram na primeira estrutura. Na sequência, a relíquia foi colocada sobre o andor, que estava a postos no segundo andaime, e seguiu para a Casa dos Peregrinos. Como a ermida está em obras e fechada para os cultos, brasileiros e estrangeiros só poderão ver o resultado no mês que vem, depois do dia 12.
Fonte- http://defender.org.br/