domingo, 3 de agosto de 2014

18º Domingo do Tempo Comum.

Dom_Celio_Goulart
Dia 03 de agosto
Evangelho Mt 14,13-21
“Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” 
(Mt 14, 16)
Jesus sempre esteve atento às necessidades das pessoas que O procuravam ou que O seguiam. Curava os doentes e se compadecia por todos. A passagem do evangelho do domingo de hoje fala claramente sobre isso. Ele não quer que a multidão volte faminta para suas casas e por isso abençoa e multiplica os poucos pães e os peixes que os discípulos trazem consigo. Jesus saciou a fome de todos. O fato antecipa o que seria a refeição eucarística: Jesus tornar-se-ia refeição para todos que viessem a procurá-lo.
Jesus saciou a fome dos homens. O Reino de Deus, cuja vinda Jesus proclama, não é deste mundo, mas está em relação direta com ele. Não se pode pensar que ele não se manifeste também como uma resposta à necessidade fundamental do homem, a necessidade de pão. Mas, a multidão segue Jesus para ouvir sua mensagem. Ora, a Boa Nova que Ele proclama jamais se poderá reduzir a uma saciedade corporal. O essencial é outra coisa, e a multiplicação dos pães não é mais que sinal de um pão de vida que sacia para a eternidade. O pão divino que sacia o homem torna-o capaz de amar mais os seus irmãos; suscita nele um dinamismo humano que o leva a prover de pão os que deles são privados. O milagre da multiplicação  dos pães é, para nós cristãos, um sinal e um apelo.
A indicação de Jesus aos discípulos, “dai-lhes vós mesmos de comer”, com nossa participação no Pão da Vida, na Eucaristia, leva-nos necessariamente na vontade firme de tentarmos tudo a fim de que os famintos sejam saciados, os que tenham sede possam beber e o que estão nus possam se vestir. Os que participam da ceia eucarística são fortalecidos pelo Pão da Vida que os une como irmãos e os liberta do apego aos bens materiais e de suas escravidões. A Igreja é o lugar, e a Eucaristia é o momento privilegiado, em que se descobre a força de Cristo e em que se obtém a capacidade de repetir o prodígio por Ele realizado.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.