quinta-feira, 19 de junho de 2014

A Solenidade de Corpus Christi

Na semana em que toda a Igreja Católica celebra a Solenidade de Corpus Christi, o site da Diocese compartilha com você, amigo(a) internauta, uma breve, mas preciosa reflexão produzida pelo assessor diocesano dos ministros da comunhão, padre Pedro Wiermann. Acompanhe conosco!
CORPUS CHRISTI
Na segunda quinta-feira, após a festa de Pentecostes, celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus. É o dia em que os católicos manifestam, publicamente, sua fé na presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Segue a tradição de enfeitar as ruas com tapetes ornamentais, enfeitam-se também as janelas e as casas para a procissão.
A celebração de Corpus Christi consta da Santa Missa, da procissão e da adoração do Santíssimo. Lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com o maná no deserto e hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Os católicos têm plena convicção da presença real de Cristo na Eucaristia.
Jesus está verdadeiramente presente, de dia e de noite, em todos os Sacrários do mundo inteiro. Contudo, nos parece que esta certeza já não reside com tanta intensidade no coração do homem moderno. O maior Tesouro que existesobre a terra, "que possui o valor do próprio Deus", a Eucaristia, Cristo a deixou para os homens....de graça! Ficamos assombrados com o descaso dos homens diante de tão imenso amor.
Lembremos que muitas pessoas deixaram de seguir Jesus, quando Ele revelou publicamente: "Minha carne é verdadeiramente comida e meu Sangue, verdadeiramente bebida".  Ao ouvir isto, muitos ficaram escandalizados e lhe deram as costas. Jesus não deu maiores explicações, nem correu atrás da multidão desolada, pelo contrário, simplesmente perguntou aos doze: "Quereis vós também retirar-vos?".  No que Pedro respondeu: "A quem iríamos nós, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna" (Cf. Jo 6, 52 – 68).
certo é que não é Jesus que deve nos seguir, nós é devemos segui-lo e acreditar na verdade revelada: a Hóstia consagrada é carne de Jesus e o vinho consagrado seu sangue, conforme nos diz Lucas em seu Evangelho que Jesus na última Ceia pegou o Pão e disse: “isto é o meu Corpo, que é dado por vós”, em seguida tomou o cálice e disse: “esta é a nova aliança no meu Sangue”. (Lc 22,19-20).
A celebração do Corpo e Sangue de Jesus oferece uma boa oportunidade para refletir e avaliar como a Eucaristia é celebrada em nossas Comunidades. Ao aproximarmo-nos do Santo Sacrário, tenhamos a confiança de dizer "Meu Senhor e meu Deus", certos de que Ele está ali, Vivo, Real e Verdadeiro a ouvir nossas preces e a contemplar nossa fé.  E esta fé, é uma formidável bem-aventurança que recebemos de Jesus, por intermédio das dúvidas levantadas por Tomé, a quem o Mestre disse: "Creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem 
sem
 ter visto!"(Jo 21, 29)

A Eucaristia é o centro da vida da Igreja e o centro da nossa fé. Dia de Corpus Christi é dia Santo de guarda e a procissão é de preceito, todo católico neste dia deve participar da Santa Missa e da Procissão do Santíssimo.
pe_Pedro_Wiermann
"Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé"