domingo, 12 de janeiro de 2014

Solenidade do Batismo do Senhor

slide0083_image146Dia 12 de janeiro
Ev. (Mt 3, 13-17).
“Do céu veio uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”. (Mt 3, 17).
Antes de iniciar sua missão publicamente Jesus procura por João Batista junto ao rio Jordão e se deixa batizar, a semelhança dos outros que em João buscavam preparar-se para a chegada do Messias. De fato Jesus não teria necessitado deste batismo pela água, mas com este gesto ele se aproxima dos pecadores e de todos que desejavam se purificar para acolher o Messias e a ...
... proposta da chegada do Reino de Deus. No momento do seu batismo Jesus proclama que se deve cumprir a justiça de Deus, isto é,  que a vontade de Deus se cumpra na realização das promessas messiânicas. Ele torna-se o servo de Deus, o Filho amado em quem está a afeição do Pai. Ao mesmo tempo se manifesta a ação do Espírito Santo sobre sua vida.
Nesta celebração a Igreja nos propõe a todos que fomos batizados a vivermos com coerência nossa vida cristã. O batismo, primeiro passo da iniciação cristã, é sempre a certeza de estarmos batizados em Cristo para uma vida comprometida em também realizarmos, como servos ou filhos e filhas, a vontade do Pai na realidade do mundo em que vivemos. Como comunidade cristã somos responsáveis em criar estruturas que nos santifiquem e que sejamos capazes de atrair a outros para o seguimento a Jesus Cristo, a exemplo do testemunho de Pedro narrado na segunda leitura.
Em nossas Comunidades Paroquiais o Sacramento do Batismo deverá ser muito bem preparado e solenemente celebrado. Batiza-se crianças ou adultos como iniciação de uma longa experiência que as pessoas batizadas deverão viver por si mesmas com as graças decorrentes do Sacramento. Não tenhamos medo ou vergonha de darmos nosso testemunho de sermos felizes pelo Batismo recebido.

bispo_1
D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.