sábado, 9 de novembro de 2013

Padre Marcos aborda Pastoral de Conjunto na 7ª ADP

DSCF4514
Um dos assuntos apresentados aos participantes da 7ª Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP) na manhã deste sábado, 9, foi abordado pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Lavras), padre Marcos Alexandre. Ao tematizar a importância da Pastoral de Conjunto, o sacerdote relembrou o reflexo dos 50 anos do Concilio Vaticano II na caminhada pastoral da Igreja.
DSCF4513O 1º Plano Pastoral de Conjunto (1966); a definição da Pastoral de Conjunto, em Puebla (1979); o lançamento das Diretrizes Gerais com o nome de Pastorais pela CNBB (1995) e do Triênio 2003/ 2006 pelos bispos do Brasil e o objetivo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 2011/2015 foram comentados pelo palestrante na contextualização da Pastoral de Conjunto.
Segundo padre Marcos cabe a Pastoral de Conjunto a tarefa de promover a unidade na Igreja, estabelecer alicerce da estrutura pastoral calcada numa espiritualidade de comunhão. “Não só planejar, organizar e cumprir as metas são suficientes. É necessário a abertura ao Espírito Santo. Sem comunhão não há Igreja”, disse padre Marcos. O sacerdote encerrou sua fala apresentando a estrutura pastoral da Diocese, mostrando, inclusive, as ligações entre os setores da mesma.
A 7ª Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP) reúne neste sábado, 9, na Casa de Pastoral São Tiago, em São João del-Rei (MG), cerca de 350 pessoas entre bispo, padres, religiosos, seminaristas, organizadores e lideranças leigas das 40 paróquias da Diocese. A Assembleia tem como tema “Igreja: Casa de acolhida e crescimento na fé” e o lema: “... mas, em atenção à tua Palavra lançarei a rede” (Lc 5,5)
* Redação - Florêncio Carvalho
* Fotos - Ana Márcia
DSCF4526 DSCF4531
No intervalo das atividades, os participantes observam a exposição fotográfica das Assembleias Paroquiais e também fazem lanches