quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Conheça a Folia de São Sebastião no Caburú

Se aproxima o dia dos Santos Reis Magos que se é comemorado no próximo domingo, dia 6 de janeiro, e para dar uma ênfase maior a esse dia tão importante, preparamos uma entrevista com o folião de São Gonçalo do Amarante(Caburú), o Senhor Lourival, também conhecido como Vavazinho, o conhecido presidente da Folia de São Sebastião, confira.


1-O que a Folia de Reis representa para o senhor?A folia de Reis representa pra mim alegria, o salvador, representa Jesus rei do mundo. 
 Que sentimento ela desperta?_Alegria no coração,  e é muito importante pra nossa comunidade.
2-As residências visitadas são cadastradas?  Não. 
Quem pode receber a visitação?Vai a casa de quem quiser vai, ou então agente fais uma surpresa aos moradores
3-De que maneira são recebidos nas casas? Eles nos recebem com alegria, com satisfação de estar tendo a honra de receber a folia(segundo moradores).
O que acontece durante a visita? Nós levamos a bandeira de São Sebastião, 
à casa e o morador leva até o quarto, nós cantamos e em seguida os moradores e os foliões dão o beijo da bandeira e pedimos esmola para manter a folia e cobrir os gastos da comunidade, e devolvem a bandeira para nós e nós nos dirigimos a próxima visita.
caburu4-Essa tradição promete continuar na comunidade? Meu desejo é que ela não acabe nunca, pois ela passa de geração em geração e a cada geração ela evolui e cresce cada vez mais.
5-Qual a principal mensagem levada por vocês até aos moradores? É a mensagem que os santos reis magos nos passa em cada visita e a Fé em São Sebastião e no Divino Espírito Santo que devemos propagar cada vez mais e mais.


Entrevistador-Emanuel com a parceria de Deilson(correspondente da PASCOM em SGA)