sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CONHEÇA O ANO LITURGICO DA NOSSA IGREJA CATÓLICA

O Ano Litúrgico

No próximo Domingo encerramos o ano Liturgico na nossa Igreja.
 O Ano Litúrgico é composto por dois grandes ciclos, Natal e Páscoa, e por um longo período de 33 ou 34 semanas, chamado de Tempo Comum.
Todo o ano litúrgico gira em torno de um único mistério: a morte e ressurreição de Jesus em sua plenitude.




CICLO DO NATAL

 O Ano Litúrgico da Igreja não coincide com o ano civil. Ele tem início com o Advento, período de alegre espera, de esperança, de preparação para a chegada de Cristo que vem no Natal e de seu eminente retorno.
A cor litúrgica no primeiro, segundo e quarto domingo do Advento é o roxo, ou o lilás. No terceiro domingo a cor é rosa, para simbolizar a alegria.















Após as quatro semanas do Advento, celebramos o mistério da encarnação e do nascimento humano do Verbo divino no Natal. O Verbo se faz carne e vem habitar entre nós.
Quando se celebra o tempo do Natal a cor usada na liturgia é o branco.
Na semana seguinte ao Natal celebramos a Epifania, onde Jesus se manifesta às nações como o Filho de Deus.
O ciclo do Natal se encerra com a celebração do Batismo do Senhor, que marca o início da missão de Jesus que culminará com a Páscoa.







Dom_Celio_Goulart




PRIMEIRA PARTE DO TEMPO COMUM

Após celebrarmos o Batismo do Senhor iniciamos o chamado Tempo Comum que se estende por 9 ou 10 Domingos do Tempo Comum até a terça-feira anterior à Quarta-Feira de Cinzas. É um tempo destinado ao acolhimento da Boa Nova do Reino de Deus anunciado por Jesus.A cor litúrgica usada no Tempo comum é o verde.






CICLO DA PÁSCOA

O ciclo da Páscoa começa com a celebração da
Quarta-Feira de Cinzas. Iniciamos assim aQuaresma. São quarenta dias nos quais a Igreja nos convida de uma forma especial à prática da caridade, penitência, oração, jejum e, principalmente, conversão. Durante a Quaresma não se canta “aleluias” e evita-se ornamentar as igrejas com flores.



Celebram se cinco Domingos da Quaresma e a cor liturgica é Roxacom excessão do Quarto Domingo da Quaresma se veste rosa, o chamado domingo da Alegria, quando a igreja se veste de Rosa.










Ao final da Quaresma, inicia-se a Semana Santa, que vai desde o Domingo de Ramos, onde celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, anunciando a proximidade da Páscoa até o Domingo de Páscoa.





Na Segunda, Terça e Quarta Feira Santa São celebradas as cerimônias que antecedem a Paixão e Morte de Cruz do Senhor, as procissões de NSr. dos Passos e NSra das Dores, do Encontro e da Soledade de Maria. Nestes tres dias a cor liturgica é o Roxo








De quinta a sábado celebramos o Tríduo Pascal.
A Quinta-Feira Santa é o dia em que recordamos a instituição da Eucaristia. Na Catedral do Bispado, em São João del Rei, acontece a missa do Crisma, presidida pelo Bispo Diocesano e Concelebrada pelos Padres da Diocese, neste dia acontece também a cerimônia do Lava pés. A cor Liturgica é o Branco




                                                                                                                   

Sexta-Feira Santa é o único dia do ano em que não se celebra a Eucaristia, mas sim a Paixão e Morte de Jesus.A cor liturgica usada é o Vermelho. 












No Sábado Santo é o dia da Vigília Pascal, na qual celebramos a Ressurreição do Senhor e é também celebrada a Cerimônia do Fogo novo, com a benção do Cirio Pascal e a cerimonia das luzes.

Neste dia a cor liturgica é também oBranco 







No Domingo é celebrada a festa da Páscoa de Cristo. 
Após o Domingo da Páscoa, são celebradas seis semanas recordando os momentos vivenciados pelo Senhor Jesus Ressussitado aqui na Terra. Neste periudo a igreja permanece de Branco. 








Cinqüenta dias após a Páscoa, celebramos o Pentecostes, que assinala o nascimento da Igreja iluminada pela presença vivificadora do Espírito Santo. A cor liturgica do Pentecostes é o Vermelho.


SEGUNDA PARTE DO TEMPO COMUM

Na segunda-feira após o Domingo de Pentecostes, a liturgia da Igreja prossegue no tempo comum que se estende por mais22 ou 23 Domingos do Tempo Comumaté o sábado anterior ao Primeiro Domingo do Advento.
Como no primeiro períudo do tempo comum, volta-se a usar o verde nas celebrações litúrgicas.




 


Nas celebrações dedicadas À Nossa Senhora Mãe de Deus no Decorrer do Ano Liturgico o Padre Costuma usar Paramentos litrugicos na cor Azulmas a cor liturgica oficial para estas cerimonias é o Branco, que pode também ser susbtituido pelo azul ou pelo dourado. 




 





Nas Celebrações dos sacramentos as cores recomendadas são as do dia, mas constuma se usar as seguintes seguintes:

 Para Casamentos, Ordenações Sacerdotais, primeira Eucaristia e Batismo, usa-se o Branco.

 




Sacramento da Crisma usa- se oVermelho que é a cor do Espirito Santo .








 



Para a Extrema Unção e Sepultamentos, assim como no dia dos Finados e missas pelas almas, usa-se o Roxo ou Preto. 











Nas Celebrações dos Santos Mártires, como é o caso do nosso padroeiro São Sebastião usa se o Vermelho, em memória do sangue que eles derramaram por amor a Cristo.





 


Já nas celebrações de Natividades de Santos da Igreja, como celebramos São João Batista, nosso outro padroeiro, das Santas Virgens, dos Santos Doutores da Igreja e daqueles santos que viveram em Santidade na terra e que foram canonizados como Santo Antonio de Pádua, São Bento, os Santos Arcanjos e Anjos de Deus, usa se o Branco