sábado, 11 de agosto de 2012

História da Aparição de Nossa Senhora da Guia



Nossa Senhora da Guia é um dos muitos títulos atribuídos à Virgem Maria, e que caracteriza uma das muitas faces da Mãe de Deus. O título “Senhora da Guia" tem origem na Igreja Ortodoxa e diz respeito ao fato de ter sido Maria a guiar os primeiros passos de Jesus menino, o Deus encarnado, quando ainda era apenas criança e jovem. Comumente é representada tendo ao colo o Menino Jesus, e na mão a estrela, lembrança também do astro luminoso que guiou os reis magos até o presépio de Belém. É invocada como padroeira dos navegantes, sendo chamada de "Stella Maris" - A Estrela do Mar. A devoção a Virgem da Guia chega ao Brasil já nos primórdios de nossa história, com os portugueses que pediam sua proteção contra os perigos do mar.


Nossa Senhora da Guia

A festa litúrgica é celebrada a 15 de agosto, juntamente com a solenidade da assunção de Maria ao céu, um dos dogmas da Mãe do salvador proclamados pela Igreja.  É proclamada padroeira de Araguapaz, sendo que, por questões pastorais, sua festa é celebrada no mês de maio.
Como Maria guiou os primeiros passos do Deus feito homem, ela também guia e orienta a Igreja de seu Filho no caminho da santidade.  A Ela confiamos nossas preces e nossos corações na certeza de que o Filho não há de recusar um pedido de sua mãe.