
“O objetivo maior do encontro é a formação, pois muitos dos Ministros da Eucaristia não dispõem de formação acerca de seu serviço”, afirma a coordenadora dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Diocese de São João del-Rei, Margarida Aparecida Soares Dias. Para ela a tarde será de grande importância, pois será um momento de orientações sobre como é a atividade de um ministro da eucaristia e quais os requisitos para se exercer essa atividade.
“Nosso encontro visa à conscientização para que a missão seja realizada da melhor forma possível. A pessoa que serve deve deixar seus problemas para trás e se entregar a missão”, destaca Margarida. Para ela, orientações básicas podem ser de grande valor, como aquelas sobre o modo de se levar a Eucaristia para os enfermos. “Devemos orientar os ministros sobre esse serviço, pois deve haver um cuidado muito grande com Jesus Eucarístico”, afirma Margarida. A coordenadora ainda completou “A formação bíblica é de grande importância, pois muitos ministros têm dificuldade em saber que palavra levar a um enfermo”.
O encontro contará ainda com orientações sobre a Missa e o significado dela para o cristão. Margarida adianta que haverá a presença do bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira, que na ocasião, irá retomar sugestões do encontro realizado no ano passado. Segundo os organizadores, são aguardados mais de 80 ministros da eucaristia de toda a diocese, além dos 46 da própria anfitriã.
* Matéria – Vinícius Borges (Dedicom)
* Edição – Alisson Reis (Dedicom)