terça-feira, 22 de maio de 2012

Brasília recebe jovens comunicadores católicos


DSCF6161Uma missa no último domingo, 20, presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro, no Santuário Dom Bosco, marcou o encerramento do Seminário para Jovens Comunicadores. Cerca de 200 jovens de todo o país, como Sabrina Carvalho, do Setor Juventude da Diocese de SJDR, participaram do evento que teve início na sexta-feira, 18, em Brasília.
De acordo com Sabrina Carvalho, nesta foto ao lado com um dos assessores do Seminário, padre Antônio Spadaro, as palavras deste sacerdote durante o evento foram importantes e conscientizadoras. "O que marcou muito as discussões foi a questão da necessidade de se tomar cuidados no compartilhamento de fotos e da vida nas redes sociais, além da importância do testemunho de tudo que comunicamos na evangelização". 
O seminário foi o resultado de uma parceria entre as comissões episcopais para a Juventude e Comunicação. No domingo, os trabalhos começaram com uma partilha, coordenada pela assessora da Comissão para a Comunicação, Irmã Élide Fogolari. Os jovens destacaram um aspecto importante sobre o modo de comunicar a vida cristã no exercício profissional: o testemunho.
Tal aspecto foi ressaltado pelo padre Antônio Spadaro, que foi um dos assessores do Seminário. Ele afirmou que sentiu nos jovens brasileiros um profundo desejo de ajudar a Igreja na comunicação, e recomendou. “Estejam sempre com a cabeça, o coração e os olhos abertos. Evangelizamos melhor se escutamos as pessoas, o que elas pensam, assim como fez Jesus com no caminho de Emaús”. Ele também destacou que a caridade deve ser a marca da ação dos jovens comunicadores. “O importante é fazer poucas coisas, mas fazê-las bem”.
Em seguida, a Comissão para a Juventude apresentou as suas diversas atividades, como o projeto Jovens Conectados e os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro em 2013. Dom Eduardo enfatizou que tais iniciativas são exemplo da opção afetiva e efetiva da Igreja pelos jovens. “A Jornada não pode ser um evento de uma semana. Mas a movimentação pré e pós Jornada são muito importantes na formação de jovens apaixonados, verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo”.

Com informações do site da CNBB
JovensComunicadores2