
Com três meses de andamento, as obras do novo escritório central da Diocese de São João del-Rei (MG) continuam a pleno vapor. Na manhã desta quarta-feira, 18, cerca de 20 operários deram início a cobertura do pavimento que vai abrigar alguns setores da Cúria Diocesana, tais como secretaria; escritório do bispo; câmara eclesiástica; economato e tesouraria; sala do vigário geral; chancelaria; coordenação de pastoral e o departamento de comunicação.
As obras acontecem ao lado da atual sede, no centro histórico de São João del-Rei, ao lado da Igreja de São Francisco de Assis. O atual prédio da cúria será reformado para que possa retornar a ser a residência oficial do bispo diocesano.
Para a elaboração do projeto da nova cúria, foram seguidas as diretrizes expostas no ofício elaborado pelo chefe do escritório técnico do IPHAN de São João del-Rei, Mário Ferrari, após sua visita ao local, já que se trata de um patrimônio tombado.
De acordo com este ofício, a construção do prédio anexo não deverá comprometer as características da edificação existente, de forma que não interfira na leitura da fachada e do volume da edificação, já que esta possui grande valor histórico e representatividade dentro do conjunto arquitetônico da Praça Frei Orlando. Portanto, o anexo será construído nos fundos do terreno, onde existe atualmente uma edícula.
Segundo a arquiteta responsável pelas obras, Ignez Camila Filipino da Silveira, o projeto do anexo, que terá apenas um pavimento.A arquiteta informa ainda que, além deste anexo, será reformado o porão do imóvel existente, a fim de acomodar outros espaços de apoio à cúria como: sala de reunião; arquivo; almoxarifado; cozinha e banheiros.
Já o projeto de reforma e adequação do imóvel existente consiste na ampliação de alguns espaços e na alteração da utilização de outros, de forma que atenda às necessidades de funcionamento da Casa do Bispo.
* Reportagem e fotos - Alisson Reis (Departamento Diocesano de Comunicação - Dedicom)
,