terça-feira, 27 de março de 2012

Serra de São José recebe Via Sacra da Juventude

DSC01718 DSC01852
Padre Claret e jovens rumo ao alto da Serra de São José, em SJDR

"A cruz é pesada, mas os jovens são capazes de carregá-la percorrendo o caminho de Deus!". Foi com estas palavras de incentivo que o pároco da Paróquia Imaculada Conceição (SJDR), padre Antônio Claret, se referiu ao grupo paroquial “Jovem Levanta-te para Cristo” durante o início da Via Sacra. O evento que reuniu dezenas de pessoas na manhã do último sábado, 24, teve início no Balneário Águas Santas com destino a Serra de São José, situada na divisa de São João del-Rei e Tiradentes.
DSC01728A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. Durante os dias da quaresma, um dos exercícios espirituais mais usados é a oração da Via-Sacra. Como o nome já diz, Via-Sacra é o caminho sagrado. Caminho que Nosso Senhor Jesus Cristo percorreu, perseverante no amor do Pai, acompanhado por sua Mãe, e que culminou na gloriosa ressurreição.
As estações da Via Sacra representam as várias situações de nossa vida, mantendo sempre o alerta para o nosso destino eterno, pois, nossa vida é uma caminhada para Deus. Desde o nascimento, até a hora que Deus nos chamar para a eternidade, nós vamos percorrendo os caminhos de nossa vida, junto com Nossa Senhora, seguindo os passos de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, rumo ao coração de Deus.
Jesus nos mostra o caminho da salvação e nos convida a segui-lo: "Quem quiser vir após mim, deixe de lado seus próprios interesses, tome a sua cruz, cada dia, e siga-me" (Mt 16,24). O convite que nos é feito para deixar de lado nossos próprios interesses é para que possamos fazer da vontade de Deus a nossa vontade, deixando que o Espírito de Deus conduza a nossa vida, como conduziu a vida de Maria, de Jesus e de todos os seus discípulos, de ontem e de hoje.
Maria ouviu a Palavra de Deus, fez da vontade de Deus a sua vontade, caminhou com seu filho pelas estradas do mundo e agora está junto dele no céu, no eterno convívio da Santíssima Trindade. A Via Sacra também nos leva a contemplar a caminhada da humanidade pelos caminhos do sofrimento, da dor e, acima de tudo, da esperança. Tudo nos leva a contemplar a presença de Deus e de nossa mãe, nas diversas situações de nossa vida.
Como mãe carinhosa, Nossa Senhora não está apenas esperando por nós lá no céu; ela se faz companheira de caminhada, amparando os que estão fracos, socorrendo os necessitados, protegendo os que estão ameaçados, caminhando conosco, cada dia de nossa vida.
Quando rezamos a Via Sacra, podemos sentir a presença de Deus que nos conduz com o seu amor e a sua proteção. E renovados pela confiança que brota em nosso coração ao sentirmos a presença amorosa de Maria Santíssima, que caminha conosco para a Páscoa definitiva, poderemos retornar para o dia-a-dia de nossas vidas, com uma disposição maior para vivermos a fé e trabalharmos com mais alegria pela construção do Reino de Deus que já manifesta, entre nós, os seus sinais.
Um momento de confraternização na Capela de Nossa Senhora da Saúde, nas Águas Santas, com um delicioso lanche, encerrou a Via Sacra organizada pelo grupo JLC da Paróquia Imaculada Conceição.

* Colaboração e fotos – Neide Nazaré (correspondente da Pascom – Paróquia Imaculada Conceição em SJDR)
DSC01843 DSC01825
Mais informações e fotos no site http://www.paroquiadaimaculada.com.br