
O assessor da Pastoral da Sobriedade diocesana e pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade de Piedade do Rio Grande, Pe. José Paulo Guimarães, destaca a importância do encontro como momento de formação de agentes visando a atuação em suas comunidades. O objetivo geral do curso é “Prevenir e Recuperar da dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos 12 passos da Pastoral
da Sobriedade".
da Sobriedade".
Articulada junto às dioceses do Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo), a Pastoral da Sobriedade conta com três grupos nesta diocese, sendo dois em Piedade do Rio Grande e um em Santa Cruz de Minas. Durante a entrevista ao site da Diocese de São João del-Rei, Pe. José Paulo destacou a importância da expansão deste trabalho. O sacerdote aposta nos encontros de formação como espaço de capacitação de novos agentes.
Para o encontro desse final de semana a coordenação e assessoria da Pastoral da Sobriedade lembram a necessidade de se levar Bíblia, material de anotação, material de higiene pessoal e, de preferência, roupas de cama. A Província Eclesiástica de Juiz de Fora está arcando com os custos do encontro e enviará formadores e palestrantes para o mesmo.
O encontro busca atingir 50 pessoas para capacitação, além da equipe envolvida que totalizam mais de 70 pessoas. Pe. José Paulo destaca que o público alvo pós-encontro é de 3000 pessoas nas bases e grupos a serem formados. Ele ressalta ainda a dificuldade do trabalho, mas reforça que o compromisso e amor na caminhada são fundamentais para o sucesso da mesma. Itumirim receberá o terceiro curso de capacitação promovido por essa pastoral. As outras duas edições aconteceram em Piedade do Rio Grande e Santa Cruz de Minas.
* Matéria - Vinícius Borges (Departamento Diocesano de Comunicação - Dedicom)