Muitas flores, luzes e uma linda ornamentação encantaram os milhares de devotos de Nossa Senhora do Pilar que compareceram a Catedral do Pilar, em São João del-Rei, na última quarta-feira, 12. Desde a Liturgia das Horas, às 6h10, até a Missa e Procissão, às 18h, percebia-se no semblante de cada fiel a vontade de se fazer orações, agradecimentos e pedidos junto a Mãe de Jesus, que com o título do Pilar, é celebrada como a padroeira da nossa diocese.
O pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padre Geraldo Magela, destacou a importância da visita de outras paróquias da diocese. “Esse momento reforça nossos laços de comunhão”.
Para Monsenhor Paiva, pároco emérito da Catedral, a Festa de Nossa Senhora do Pilar pode melhorar ainda mais. “Como ela é a padroeira da nossa diocese, precisamos resgatar essa devoção em toda nossa região”, referiu-se o padre ao fato dela ser comemorada no dia da padroeira do Brasil, realidade que reflete numa participação menor de fiéis nesta festa diocesana.
Às 9h30 houve a Missa Solene, presidia pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart e abrilhantada pela Orquestra Lira Sanjoanense.
Já às 15h30, foi a vez da participação especial das crianças da catequese paroquial durante a Missa da tarde. Por volta das 17h, fiéis já chegavam para as Vésperas Solenes de Nossa Senhora e em seguida, para participarem da última Missa do Dia Maior. Procissão pelas ruas do centro histórico, fogos, homenagens, canto do Te Deum laudamus e Benção do Santíssimo Sacramento, encerraram as festividades.
Colaboração e fotos: Rosária Ribeiro (correspondente da Pascom – Catedral do Pilar)