
Apresentar e formar o clero da Província de Juiz de Fora, composta também pelas Dioceses de São João del-Rei e Leopoldina, sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Este foi o objetivo central do curso de atualização anual com os bispos e sacerdotes da região que estiveram no Seminário Santo Antônio, desde segunda-feira, 22, até sexta-feira, 26, no almoço festivo de encerramento que também comemorou 50 anos da Arquidiocese de Juiz de Fora.
Na solenidade de abertura, houve a saudação inicial a todos os presentes, dentre eles, alguns padres da Diocese de São João del-Rei, como Rondineli Cristino, Jésus Arantes, João Rodrigues, Dirceu Medeiros, Geraldo Magela, Marcos Alexandre, Ademir Longatti e Claudir Trindade, além do bispo, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart.
Convidados para compor a Mesa do primeiro dia, estiveram presentes o reitor do Seminário Santo Antônio (JF), padre João Justino; o vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário; o administrador diocesano de Leopoldina, Monsenhor Alexandre e o representante do arcebispo de Juiz de Fora, Monsenhor Miguel Falabella. Neste momento, juntamente com o representante dos presbíteros de Juiz de Fora, padre Lélis, todos se uniram para a Oração pelo Jubileu Áureo daquela arquidiocese.
Programação
Segundo o assessor da Pastoral da Comunicação da Diocese de São João del-Rei, padre Rondineli Cristino, o curso foi intenso e de extrema importância para todo o clero. A carga teória, que também incluiu o trabalho do Documento Sinodal da Igreja, foi intercalada por celebrações, cafés, orações, refeições e apresentação de filmes.
Destaque para a Santa Missa de terça-feira, às 17h30, na capela do seminário, onde se celebrou o Jubileu de Prata dos sacerdotes e ex-alunos que fizeram parte da turma de 1986, dentre eles o padre Ademir Longatti (Tiradentes), padre Claudir Possa Trindade (SJDR) e o saudoso padre Lúcio José dos Santos. Presidiu esta celebração o arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, Dom Belisário.
* Fotos e colaboração: Pe. Rondineli Cristino (assessor de comunicação da Diocese de SJDR)