Orgulhosos de sua linda festa em honra a São João Batista, na qual há a famosa queima da enorme fogueira (foto), os moradores da pequena cidade de Ingaí, sul de Minas, receberam uma boa notícia sobre o novo nome da única paróquia da cidade. É que, desde 15 de junho, um decreto diocesano, assinado pelo Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart, passou a incluir o santo como co-padroeiro da comunidade, juntando-se a São Sebastião. A decisão atende a antigos anseios dos devotos de São João Batista naquela região.
Após reuniões do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), coordenadas pelo pároco Leandro Geraldo, da então denominada Paróquia de São Sebastião de Ingaí, o documento foi enviado para aprovação na Cúria, em São João del-Rei.
“Com a oficialização de nossa Paróquia de São Sebastião e São João Batista, nos dedicaremos ainda mais para festejar nossos patronos, nos dias 20 de janeiro e 24 de junho”, afirma padre Leandro Geraldo, pároco da primeira paróquia da Diocese de São João del-Rei a possuir dois padroeiros.
Detalhes da paróquia
A paróquia foi fundada em 20 de janeiro de 1999, pelo então bispo diocesano, Dom Waldemar Chaves de Araújo, sendo a primeira instalada por ele a frente da Diocese de São João del-Rei. Na ocasião, tomaram posse como pároco, padre Waldir Henrique Mancini e como vigário, padre Clayton Nogueira.
Composta por oito comunidades rurais, a Paróquia de São Sebastião e São João Batista faz fronteira com as paróquias de São Sebastião, de Lavras; N.S. do Carmo, de Luminárias; Santo Antônio, de Itutinga e com a de São José, de Itumirim.
Comunidades integrantes
- Comunidade N.S. de Fátima, na Vila Candinho;
- Comunidade N.S. de Nazaré, no Tomba;
- Comunidade N.S. Aparecida, na Bocaina;
- Comunidade N.S. Aparecida, no Campestre;
- Comunidade N.S. da Conceição, na Vista Alegre;
- Comunidade Santa Catarina de Alexandria, na Estação Férrea de Paulo Freitas;
- Comunidade Sagrada família, no Jaguará;
- Comunidade de Santo Antônio e São Geraldo, na Soca.
*Mais informações no blog oficial: http://paroquiasaosebastiaodeingai.blogspot.com
Foto: Gilson de Assis (Ingaí)