quinta-feira, 15 de março de 2018

Card. Arlindo Furtado nomeado membro do Comité de Paz da CEREA

Papa Francisco saudado por cardeais e bispos ao final da Audiência GeralA decisão foi tomada por ocasião da 16ª sessão Ordinária do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (CERAO/RECOWA) realizada na Cidade da Praia de 26 a 30 de Janeiro de 2018. Segundo a mensagem endereçada ao Cardeal Dom Arlindo Furtado, trata-se «de um projecto há muito desejado pelos cardeais, arcebispos e bispos da África Ocidental».
Este novo órgão da Igreja na África Ocidental tem por missão «a prevenção, a mediação, a resolução e a transformação dos conflitos», diz o documento assinado pelo presidente da CERAO/RECOWA, Arcebispo Ignatius Kaigama, que exprimiu a sua «profunda gratidão por Dom Arlindo ter aceite este serviço em nome da Família da Igreja de Deus na África Ocidental».
O primeiro encontro do Comité vai ter lugar  de 10 a 14 de Abril em Abuja, capital da Nigéria, e tem por objetivo reunir cardeais de cada área linguística para mediação de conflitos e promoção da paz. O Cardeal Dom Arlindo Furtado foi escolhido para integrar esta comissão. Participam especialistas de diversas áreas.
Dom Arlindo regozija-se pela iniciativa deste importante organismo para a prevenção e mediação dos conflitos na Região e também por ter sido uma feliz decisão tomada no encontro do Conselho Permanente dos bispos da nossa sub-região africana que aconteceu em Janeiro passado em Cabo Verde.
O primeiro encontro servirá ainda para fazer a programação das actividades. Numa região onde há muitos conflitos, Dom Arlindo mostra-se optimista quanto aos resultados do encontro e espera que as Igrejas locais e regionais possam dar grande contributo de forma a encontrar maior entendimento, mais diálogo e mais democracia.
Os outros dois membros do Comité da Paz da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (CERAO/RECOWA) são os Cardeais John ONayekan (Nigéria) e Philippe Ouedraogo  (Burkina Faso).
No Comité da Paz, os 3 cardeais representam as três áreas linguísticas da África Ocidental.
Fonte- http://www.vaticannews.va/