domingo, 26 de julho de 2015

Vamos pra casa dá vó? - Por Lucas Silveira

criao-de-filhos-com-avos
Eles mimam, dão presentes, tomam conta e aliviam a bronca dos pais. Em alguns casos, são até os responsáveis diretos pela criação das crianças. Não é preciso dizer que antes de tudo, vem deles as grandes histórias de um passado animado e cheio de glórias. Também cabe a essas pessoas o divertimento, a distração e passeios inesquecíveis, mesmo que seja em lugares mais simples e humildes. Se você ainda tem avô ou avó, este é o momento para um abraço especial.
Para quem não sabe, 26 de julho é o Dia dos Avós, data escolhida para festejar Santa Ana e São Joaquim, avós maternos de Jesus Cristo.
Não há um modelo padrão de avô ou avó. Não precisa ter os cabelos grisalhos como a neve e muito menos fazer crochê contando fábulas infantis. Há avós modernos, antenados com a atualidade. Presentes em redes sociais, os avós se tornam grandes “babões” dos seus netinhos. “Não há coisa melhor que receber um forte abraço dos meus netos. Quando posto fotos no meu facebook, há... fico admirando toda vez que entro (na rede social)”, explicou Ivânia, avô de duas crianças.
Mas a forma de vovó tradicional continua viva. Joana das Dores é um exemplo. Cajuzinho, torta, bolo de cenoura, enfim... ela não poupa tempo quando o assunto é agradar seus netos. “Avó é ser mãe duas vezes. É muito gratificante! Sinto um amor apaixonante pelo Lucas e pela Suzana. Amo ser avó!”, destacou Joana, emocionada.
shutterstock_86662402
Segundo o Papa Francisco, os avós são abençoados por ver os filhos de seus filhos.“foi-lhes confiada uma grande tarefa: transmitir a experiência de vida, a história de uma família, de uma comunidade, de um povo; compartilhar com simplicidade uma sabedoria, e a própria fé: o legado mais precioso! Felizes essas famílias que têm os avós por perto!", destacou o sumo pontífice durante o encontro de idosos e avós no Vaticano, em setembro de 2014. E acrescentou: “um povo que não cuida dos avós e não os trata bem não tem futuro: perde a memória, e se desarraiga de suas próprias raízes. Mas cuidado: vocês têm a responsabilidade de manter vivas estas raízes em vocês mesmos! Com a oração, a leitura do Evangelho, as obras de misericórdia. Assim permanecemos como árvores vivas, que até na velhice não deixam de dar frutos".

Nessa data dedicada aos avós, abrace-os fortemente e demonstre o grande amor a estas pessoas especiais.