Na tarde do último sábado, 18, uma Missa celebrada na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar comemorou os 25 anos da Pastoral da Criança na Diocese de São João del-Rei. Atualmente são cerca de 1638 crianças atendidas em 20 Paróquias da Diocese. Presidida pelo biaspo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e concelebrada pelo diretor espiritual da pastoral, Padre Geraldo Magela, a cerimônia ressaltou a importância do trabalho da Pastoral que, de forma independente do porder público, tira muita crianças da desnutrição e males similares.
“É uma grande emoção comemorar esses 25 anos e acompanhar o crescimento da pastoral em nossa região”, destacou Marta Maristela, coordenadora da Pastoral da criança da Diocese de São João del-Rei. Presente em 50% do território Diocesano, o trabalho é realizado por voluntários, que com disposição e alegria, oferecem o melhor de si para as crianças: o amor. “É uma alegria para nós ver o sorriso nos rostos das crianças e das mães. Queria que Deus me desse mais 25 anos para dar continuidade à esse trabalho voluntário na Pastoral da Criança”, ressaltou Maria Nelza, que também integra a Pastoral.
Com esses anos de experiência, a Pastoral da Criança demonstra que é possível reduzir a mortalidade infantil, controlar a desnutrição, desenvolver todo o potencial da criança, educar a mulher, prevenir a marginalidade a família e, em consequência, nas comunidades e nas ruas, promover a fraternidade cristã, assim como a organização da comunidade, através da formação contínua e acompanhamento de seus agentes. Tudo, com um objetivo: garantir que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância.
Fotografias: Ana Clara Abreu