quinta-feira, 4 de junho de 2015

“Isto é o meu Corpo, que é dado por vós”

Na segunda quinta-feira, após a festa de Pentecostes, celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus. É o dia em que os católicos manifestam, publicamente, sua fé na presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Segue a tradição de enfeitar as ruas com tapetes ornamentais, enfeitam-se também as janelas e as casas para a procissão.
A celebração de Corpus Christi consta da Santa Missa, da procissão e da adoração do Santíssimo. Lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com o maná no deserto e hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Os católicos têm plena convicção da presença real de Cristo na Eucaristia.
Jesus está verdadeiramente presente, de dia e de noite, em todos os Sacrários do mundo inteiro. Contudo, nos parece que esta certeza já não reside com tanta intensidade no coração do homem moderno. O maior Tesouro que existe sobre a terra, "que possui o valor do próprio Deus", a Eucaristia, Cristo a deixou para os homens....de graça! Ficamos assombrados com o descaso dos homens diante de tão imenso amor.
Lembremos que muitas pessoas deixaram de seguir Jesus, quando Ele revelou publicamente: "Minha carne é verdadeiramente comida e meu Sangue, verdadeiramente bebida".  Ao ouvir isto, muitos ficaram escandalizados e lhe deram as costas. Jesus não deu maiores explicações, nem correu atrás da multidão desolada, pelo contrário, simplesmente perguntou aos doze: "Quereis vós também retirar-vos?".  No que Pedro respondeu: "A quem iríamos nós, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna" (Cf. Jo 6, 52 – 68).
O certo é que não é Jesus que deve nos seguir, nós é devemos segui-lo e acreditar na verdade revelada: a Hóstia consagrada é carne de Jesus e o vinho consagrado seu sangue, conforme nos diz Lucas em seu Evangelho que Jesus na última Ceia pegou o Pão e disse: “isto é o meu Corpo, que é dado por vós”, em seguida tomou o cálice e disse: “esta é a nova aliança no meu Sangue”. (Lc 22,19-20).
A celebração do Corpo e Sangue de Jesus oferece uma boa oportunidade para refletir e avaliar como a Eucaristia é celebrada em nossas Comunidades. Ao aproximarmo-nos do Santo Sacrário, tenhamos a confiança de dizer "Meu Senhor e meu Deus", certos de que Ele está ali, Vivo, Real e Verdadeiro a ouvir nossas preces e a contemplar nossa fé.  E esta fé, é uma formidável bem-aventurança que recebemos de Jesus, por intermédio das dúvidas levantadas por Tomé, a quem o Mestre disse: "Creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto!"(Jo 21, 29)
A Eucaristia é o centro da vida da Igreja e o centro da nossa fé. Dia de Corpus Christi é dia Santo de guarda e a procissão é de preceito, todo católico neste dia deve participar da Santa Missa e da Procissão do Santíssimo.
"Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé"
Padre Pedro Wiermann
Assessor Diocesano dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE) e da Pastoral da Saúde