domingo, 31 de maio de 2015

Solenidade da Santíssima Trindade

Evangelho Mt 28, 16-20
“Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”
(Mt 38, 19).
Ao celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade, reverenciamos a união existente em Deus, na sua manifestação das três Pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. A comunhão trinitária é fundamento de nossa fé, porque fomos batizados em nome da Trindade Santa. Deus Pai não existe sem o Filho e o Espírito Santo. O Filho não existe sem o Pai e o Espírito Santo. O Espírito Santo não existe sem o Pai o e Filho.
Deus é um só. O que o Pai, o Filho e o Espírito Santo significam em nós é uma só e mesma realidade, que é a presença da vida divina em nós. Pelo batismo nós nos tornamos filhos de Deus Pai, pela graça da adoção adquirida por Jesus Cristo para nós. Somos irmãos de Jesus Cristo, com a responsabilidade de continuar a missão iniciada por Ele. E para isso recebemos do Espírito Santo a inspiração e a força necessária para darmos testemunho a cerca do amor de Deus no mundo.
Nesta festa da Santíssima Trindade temos a oportunidade de refletir sobre a nossa vida de batizados. Fomos batizados “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, confirmando assim que a Igreja prestou obediência ao pedido de Jesus na despedida com seus apóstolos. Batizar aqueles que acreditassem na doutrina de Jesus e se dispusessem a serem seus discípulos. Como cristãos batizados devemos nos abrir na acolhida fraterna para com as pessoas com quem convivemos. Com elas somos chamados a fazer a experiência da comunhão. Seremos felizes na medida em que soubermos ser para os outros! O cristão tem esta certeza: só será feliz quando se doa e se faz irmão e servo para os outros.
Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano