quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pe Saulo convida para lançamento de seu livro

Cpia_de_CAPA
 No próximo domingo, dia 24 de fevereiro, acontecerá a solenidade de lançamento do livro “Stabat Mater”, escrito pelo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Conceição da Barra de Minas (MG), Padre Saulo José Alves.
Em suas palavras introdutórias, o Padre da Diocese de São João del-Rei  fala sobre o que o leitor pode esperar da obra. Confira na íntegra, a introdução deste livro:
“Sei em quem acreditei” (2Tm 1,12).
 Sempre tive uma dedicação toda especial para a arte da retórica, iniciada nos bancos do “Grupo Escolar” Francisco Antônio Pires (Barroso), passando pelo Seminário Menor São Tiago (Diocese de São João del-Rei), no Ensino Médio do Colégio Plínio Alvarenga (Barbacena), mais recentemente, na minha atividade causídica, e, atualmente, também, no exercício do Ministério Presbiteral.

Entendo que as minhas pregações não merecem destaque pelo meu mérito pessoal, mas compreendidas como fruto de contínua e profunda reflexão, notadamente, buscando nos recônditos da seara teológica, filosófica, literária, psicológica e cultural os elementos que me propiciaram nortear este meu trabalho.

Enfatizar faz-se necessário que, para mim, não existem sermões prioritários e sermões secundários, ou seja, sermões mais importantes e sermões menos importantes. Dessa forma, saliento que todos os convites que recebi para ocupar a tribuna sacra, ainda que no meu imerecimento, reputei-os honrosos, sobrepujando-os com a mesma distinção e zelo, razão pela qual me engalano em poder apresentar aos meus ouvintes, e agora leitores, o resultado de um trabalho que foi amadurecendo nesta trajetória de dezessete anos.

A definição do título desta obra – “Stabat Mater” – se deu por absoluta conexão com o poema “Juxta Crucem”, que, por vez, coloca-se como preâmbulo do poema “Setenário das Dores de Maria Santíssima”. A seguir, apresento os Sermões sobre as Sete Dores de Maria, todos proferidos na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, no ano de 2011. Aprouve-me também proferi-los no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Barra de Minas, no ano de 2012, onde exerço o ministério de Pároco e Reitor do Santuário.

No bojo da obra, uma coletânea de sermões proferidos por ocasião das Solenidades da Semana Santa em diversas Paróquias da Diocese de São João del-Rei, assim como sermões proferidos em celebrações das festas de Padroeiros de outras tantas Paróquias. Além disso, declino à apreciação homilias proferidas em ocasiões especiais, além de reflexões diversas, discursos, palestras e, derradeiramente, alguns poemas que intitulei “Retalhos de Momentos”. Não há que ficar obscuro que a maior parte dos meus sermões foram proferidos ao meu Povo Concepcionense.

Não cogito de qualquer recompensa nesta minha infinita pequenez, mas coloco-me aberto aos ensinamentos que me puderem ser reputados, a fim de que me enriqueça nas fontes da sabedoria que, certamente, me legarão aqueles que mas oportunizarem.

Como verão os diletos leitores, não pretendi apresentar uma obra acabada. Todo o meu trabalho tem por base a Palavra de Deus, na incessante busca para o embasamento de minhas “teses”, não obstante a evidência das preconizações de decisões conciliares, de documentos oficiais do Magistério da Igreja, além de uma gama de lapidares pensamentos de teólogos, filósofos, psicólogos e literatos de sobeja reputação. Por isso, é um trabalho apresentado em forma de propostas de reflexão, com o objetivo de que cada um, acercando-se de seu poder ponderativo, possa encorpar, conotar e concluir cada etapa destas minhas composições.

“Cristo me enviou para anunciar o Evangelho, sem recorrer à sabedoria da linguagem, a fim de que não se torne inútil a cruz de Cristo” (1Cor 1,170). Assim, entrego como legado de um compromisso com o Evangelho este meu pequeno trabalho: “Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho” (1Cor 9,16).
Padre Saulo José Alves


CAPAO evento acontecerá na Rua Frei Orlando n.º 90-F, Centro, na cidade de São João del-Rei, com entrada ao lado da casa de Bárbara Eliodora, às 10h00.