quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bispo Diocesano fala sobre a decisão papal


  Como Igreja Particular de São João Del-Rei a partir do momento da declaração pública de sua renúncia, feita pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, nós nos declaramos profundamente agradecidos por todos os anos de sua dedicação à Igreja como Papa, como Cardeal, como Bispo, como Teólogo. Ele merece o respeito e nossa admiração. Sua declaração foi muito objetivo e sincera. Ele disse: “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem ...
...consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando”. 
Cabe a todos nós rezarmos por ele, pela sua saúde e bendizer a Deus pela condução séria, firme e lúcida da nossa Igreja no tempo de sua administração como Papa.
O Direito Canônico da Igreja, no Cânone 332,2, diz claramente que o Papa tem o direito de renunciar a seu ofício.
Pedimos a união de todos nós em nossas orações para o bem da Igreja e de um bom êxito do futuro Conclave dos Cardeais na escolha do novo Papa. Que nossos Presbíteros orientem os fiéis neste pedido especial de orações.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.