sexta-feira, 8 de julho de 2011

Entrevista Especial - Novo Bispo Emérito de SJDR

Dom_Diogo

Desde o dia 15 de maio deste ano, a Diocese de São João del-Rei passou a contar com mais um Bispo Emérito. Nesta entrevista exclusiva, concedida ao nosso Portal Diocesano (PD), Dom Diogo Reesink (DD), fala sobre diversos assuntos, como: a descoberta da vocação sacerdotal, a chegada ao Brasil, a experiência marcante ao longo da vida, a ligação com Dom Célio e Dom Waldemar e ainda sobre as expectativas quanto a esta nova etapa de sua vida aqui em nossa diocese. Dom Diogo, de nacionalidade holandesa, comemora duas datas importantes neste mês. Seu aniversário sacerdotal, dia 15, e o natalício, dia 28.

Confira!

PD - Quando e como o senhor teve a certeza de que seguiria a vida como sacerdote?

DD – Aos 11 anos. Eu fazia parte de uma paróquia franciscana no sul da Holanda, região onde eu e meus 10 irmãos fomos criados pelos nossos pais. Muito novo eu já participava do Coral de Meninos na igreja. Naquela época, 1945, antes do Concílio Vaticano II, toda a Missa era celebrada e cantada em Latim. Meu envolvimento e interesse foram aumentando, até que os frades e as irmãs da paróquia perceberam que eu poderia me tornar um sacerdote. Meus pais também sempre apoiaram.


PD – Em que ano e por qual motivo se deu a vinda do senhor para o Brasil?

DD – Foi em 1955. Desembarquei no Rio de Janeiro para seguir viagem até a pequena cidade de Daltro Filho (RS), município onde estudaria Filosofia.


PD – Ao longo destes anos de caminhada na evangelização, qual imagem, fato ou momento mais lhe marcou?

DD – Foi o período que estive como pároco da Paróquia de Santa Isabel e Capelão do Sanatório da cidade de Betim (MG), em 1984. Para mim, foi muito difícil despedir-me deles para tomar posse como 2º Bispo da Diocese de Almenara, em 1989.


PD – O senhor já conhecia ou havia estado em São João del-Rei?

DD – Já sim, em 1963. Estive aqui na cidade pela primeira vez para cumprir a missão de auxiliar o Frei Seráfico nas atividades do Colégio Interno que existia no município.


PD – Como surgiu o convite para retornar a cidade, já que, recentemente, o senhor era Bispo Emérito da Diocese de Teófilo Otoni (MG)?

DD – Através de contatos junto a Dom Célio e a Frei Jaime, pároco da paróquia de São Francisco de Assis. Estou bastante satisfeito em poder reencontrar amigos e alunos franciscanos aqui em São João del-Rei.


PD – Quais são as funções do Bispo Emérito?

DD – Trata-se de uma nobre função designada aos bispos que já prestaram muitos anos oficiais de serviços ao reino de Deus. Estou aqui para colaborar no que nosso Bispo Dom Célio e as paróquias precisarem.


PD – O senhor já conhecia Dom Célio e Dom Waldemar? Já se reuniram desde sua chegada à cidade?

DD – Conheci Dom Célio no Seminário Maior/Convento Santo Antônio, em Divinópolis, no ano de 1967, por ocasião dos estudos de Teologia naquela cidade. Já Dom Waldemar, tive a oportunidade de conhecê-lo em 1998, por ocasião de sua sucessão na Diocese de Teófilo Otoni. Recentemente, nos encontramos na Catedral do Pilar em virtude do aniversário natalício de Dom Waldemar comemorado dia 23 de junho.


PD – Gostaria de deixar uma mensagem para o clero e para os leigos da Diocese de São João del-Rei?

DD – Sim. “Tô chegando ... para servir, ajudar”, descontraiu. Já até celebrei em algumas paróquias, como as de São Francisco e do Sr. Bom Jesus de Matosinhos. Quanto aos leigos, saibam que estou à disposição de todos.

* Entrevista concedida na manhã de quinta-feira, 7 de julho, no escritório do DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação).


Termina a Festa em honra a São Gonçalo Garcia.






Terminou no último dia 03 de julho, a Festa em honra a São Gonçalo, na Paróquia de São Francisco de Assis. O dia maior das festividades foi marcado com missas e procissão em honra a São Gonçalo e a São Pedro Batista. A festa é realizada anualmente pela Venerável e Episcopal Confraria de São Gonçalo Garcia.
Texto:PASCOM de Matosinhos
Fotos:Bruno(PASCOM)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CNBB lança tema da C.F. 2012 na ExpoCatólica

logo_expo_2011

A 8ª. Edição da ExpoCatólica será realizada de 07 a 10 de julho, no Pavilhão Verde do ExpoCenter Norte, em São Paulo. Além do lançamento do tema da Campanha da Fraternidade 2012 “Fraternidade e saúde pública” e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8), a feira contará com vários outros eventos. No pavilhão estão editoras, fabricantes de artigos religiosos, gravadoras, escolas e faculdades católicas, congregações religiosas, empresas de turismo religioso e os principais santuários do país e do mundo. O destaque deste evento vai para os grandes shows com os principais artistas da música católica e as missas celebradas para o público visitante.


Programação – destaque



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, fará a apresentação do Tema da Campanha da Fraternidade 2012 na ExpoCatólica. O evento, que contará com a participação da presidência da CNBB, de autoridades públicas e de vários outros convidados, será realizado às 10 horas do dia 7 de julho durante a abertura da Feira. A CF 2012 discutirá questões sobre saúde e tem como Tema "Fraternidade e Saúde Pública" sob o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra". Na ocasião é esperada a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A feira



A ExpoCatólica, o principal evento católico do gênero e considerada a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina, é um retrato da expansão do segmento religioso no País. Em sua 8ª edição, a feira ocupará o Pavilhão Verde do ExpoCenter Norte nos dias 07 a 10 de julho. A mudança para um espaço maior (com 17.300 m2) foi necessária para abrigar toda a gama com os mais de 200 expositores presentes no evento: fabricantes de artigos religiosos e de material de liturgia, editoras, prestadores de serviços de tecnologia, distribuidores e representantes especializados além de entidades da própria Igreja.



A feira é realizada desde 2003, com o objetivo de fomentar e promover o crescimento desse setor, aproximando as principais empresas do ramo ao consumidor final e, em contrapartida, facilitando o acesso de presbíteros e religiosos (as) aos produtos de que necessitam para tocar o "dia a dia" das instituições que gerenciam.



O evento conta anualmente com cerca de 35.000 visitantes. O público alvo é formado por padres, freiras e lideranças religiosas, mas o evento atrai maciçamente lojistas, atacadistas e o consumidor comum, que pode visitar a feira para comprar livros, imagens sacras, incensos, CDs e também participar das atrações promovidas pelas gravadoras e editoras. Esse ano, além da programação de shows, os visitantes poderão participar de missas e celebrações ao vivo durante os quatro dias de evento.



Outro destaque da ExpoCatólica são os eventos realizados paralelamente à feira, como o Salão ANEC de Educação Católica, a Expo Vocacional, o Salão Peregrinus, de turismo religioso, e o Conage, Congresso Nacional de Gestão Eclesial, que está em sua 7ª. Edição.



Assim, mais que uma "feira de negócios" propriamente, a ExpoCatólica firma-se como um instrumento para colaborar com a Igreja em sua missão pastoral, social e evangelizadora. "Os 'bons negócios' realizados na ExpoCatólica são consequência de um trabalho sério, baseado em princípios éticos fundamentais na fé cristã e no respeito a Igreja Católica. Temos o cuidado de respeitar a religião, sua doutrina e sua liturgia em primeiro lugar; e por isso buscamos sempre o aprimoramento dos expositores e dos produtos e serviços oferecidos", afirma Fábio Castro, diretor da Promocat, empresa que promove a ExpoCatólica.



Programação cultural



A ExpoCatólica tem investido em ampliar as opções culturais para os visitantes da feira, especialmente para o público leigo, que este ano pode participar de todos os dias do evento mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), cuja arrecadação é destinada a obras assistenciais da Igreja.



A feira terá uma ampla programação de shows, com nomes importantes da música religiosa nacional. Na sexta-feira, 8 de julho, a cantora Adrielle Lopes fará o show de lançamento de seu novo CD, "Asas da Liberdade", e gravará ao vivo o DVD, pela ALP Produções. Estão confirmadas também as presenças de Padre Hewaldo, Dunga, Ricardo Sá, Cantores de Deus e Padre Joãozinho, entre outros.



As celebrações eucarísticas são outro destaque desta edição da feira. No sábado, estão programadas duas missas com transmissão ao vivo. Às 14 horas, Padre Abério Christi da Arquidiocese de São Paulo preside a missa da Rádio 9 de Julho. E às 17 horas, o Padre Robson Oliveira, reitor do Santuário Divino Pai Eterno (GO), preside a Santa Missa com a visita da imagem peregrina do Divino Pai Eterno, transmitida ao vivo pela Rede Vida direto da ExpoCatólica.

Ainda no campo cultural, o Museu de Arte Sacra de São Paulo participa pela primeira vez do evento e traz para a ExpoCatólica uma exposição com parte de seu acervo histórico, composto por imagens e paramentos religiosos provenientes de todo o Brasil.



CONAGE

O Conage, Congresso Nacional de Gestão Eclesial, está em sua 7ª. Edição e este ano traz como tema "Gestão e Evangelização: os bons administradores repartem seus dons". Nos dias 7, 8 e 9 de julho, paralelamente à ExpoCatólica, administradores e gestores de instituições católicas terão a oportunidade de trocar experiências, conhecer boas práticas e assistir a palestras com personalidades relevantes nos campos da Administração, Contabilidade, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, dentre outros temas.



Os palestrantes são colunistas exclusivos da revista Paróquias & Casas Religiosas, religiosos e profissionais de diversas áreas envolvidos com a administração. Eles ministrarão as palestras e participarão dos debates para esclarecimentos de dúvidas. Durante o Congresso, ocorrerão vários lançamentos de livros promovidos pelas principais editoras católicas, com sorteio de brindes e também sorteio de assinaturas da revista Paróquias & Casas Religiosas.



Eventos paralelos



Outros eventos importantes complementam o leque de opções para o visitante. O Salão da Educação Católica, que está em seu segundo ano de realização, é uma iniciativa conjunta da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil - ANEC e da Promocat Marketing Integrado, com o objetivo promover as instituições católicas de ensino e possibilitar a troca de experiências entre os educadores católicos.


No Salão Peregrinus, já em sua 5ª. edição, o visitante terá à sua disposição agências de turismo, operadoras e representações dos mais importantes destinos de peregrinação nacionais e de outras partes do mundo. Só no Brasil, estão registrados cerca de 150 santuários católicos, ou seja, igrejas que, por receberem grande número de peregrinos, são intituladas e cadastradas pela Igreja como lugares sagrados e de peregrinação. São estimados pelo menos 20 milhões de turistas potenciais para esses destinos.



A Expo Vocacional - Feira de Congregações e Comunidades religiosas, também em sua 5ª. edição, complementa a lista de eventos anexos à feira. Trata-se de um espaço para a promoção das vocações religiosas. A diversidade de carismas e ações evangelizadoras da Igreja será apresentada nos estandes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Conferência de Religiosos do Brasil (CRB), do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) e de movimentos e congregações religiosas.



Serviço


De 07 a 10 de julho de 2011


Pavilhão Verde - ExpoCenter Norte


Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo – SP


Promotora: Promocat Marketing Integrado


Telefone: (11) 2099-6688


E-mail: promocat@promocat.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



Para a entrada é pedida a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). O visitante pode conferir a programação oficial das missas e shows e imprimir com antecedência seu convite no site: www.expocatolica.com.br



Atendimento à imprensa


Sandra de Angelis (MTB 15911)


(11) 3641-6787 ou 9911-3798


Ana Cosenza (MTB 25847)


(11) 8709-5357


sandra@promocat.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: www.cnbb.com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

BH anuncia construção da Catedral Metropolitana

catedral-Cristo-rei-04A realização de um antigo sonho do clero e dos fiéis da Arquidiocese de Belo Horizonte está mais próximo da realidade. Na tarde do último sábado, 2, o ginásio do Mineirinho foi o palco escolhido para o anúncio oficial da construção da Catedral Metropolitana Cristo Rei – Santuário da Divina Misericórdia.

O templo, com capacidade para 5 mil pessoas sentadas, será erguido na região norte da capital mineira, próximo a Cidade Administrativa, nova sede do governo estadual. A construção da Catedral Cristo Rei vai custar de R$ 75 milhões a R$ 100 milhões e a previsão é de que fique pronta até 2014.


Mais informações: http://www.arquidiocesebh.org.br/catedralcristorei

catedral-Cristo-rei-06

Fogos homenageiam o Sagrado Coração de Jesus na Paroquia Dom Bosco

DSC05855

A noite da última sexta-feira, 1, foi marcada por muita fé, devoção, cascata de fogos e participação de centenas de fiéis durante a celebração do Sagrado Coração de Jesus na Paróquia de São João Bosco, em São João del-Rei. A Santa Missa das 19h foi presidida pelo pároco do Santuário, padre Antônio Ricardo.

Após a celebração, os fiéis, com velas nas mãos, acompanharam a procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus pelas ruas próximas ao Santuário. O trajeto ainda foi abrilhantado com a participação musical da Banda Meninos de Dom Bosco. Na chegada da procissão, crianças, jovens e adultos puderam acompanhar o lindo estouro de fogos e a queima da cascata em frente a igreja.

A benção solene do Santíssimo Sacramento, encerrou as homenagens ao Sagrado Coração de Jesus na Paróquia de São João Bosco.


*Sagrado Coração de Jesus: fazei do nosso coração semelhante ao vosso!

*Foto: Alisson Reis (DEDICOM)

Click to enlarge DSC05841.jpgClick to enlarge DSC05841.jpgClick to enlarge DSC05841.jpgClick to enlarge DSC05841.jpg

Click to enlarge DSC05841.jpg

Paróquia do Pilar celebra o Coração de Jesus






O mês do Sagrado Coração de Jesus teve seu encerramento no último dia 1º de julho, com missa festiva e procissãona Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
A celebração, que teve início às sete da noite, foi presidida pelo Pároco da Catedral do Pilar, Pe. Geraldo Magela. Em seguida, a procissão do Sagrado Coração de Jesus deixou a Basílica e percorreu algumas ruas do centro histórico de São João del-Rei, levando também a imagem de São João Batista. Na chegada, aconteceu a coroação do Sagrado Coração de Jesus feita pelo Apostolado da Oração da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar.
Texto:Blog do Matosinhos
Fotos:Bruno (PASCOM)

domingo, 3 de julho de 2011

03 de Julho - São Tomé Apóstolo



São Tomé
Embora na nossa memória a presença de são Tomé faça sempre pensar em incredulidade e nos lembre daqueles que "precisam ver para crer", sua importância não se resume a permitir a inclusão na Bíblia da dúvida humana. Ela nos remete, também, a outras fraquezas naturais do ser humano, como a aflição e a necessidade de clareza e pé no chão. Mas, e principalmente, mostra a aceitação dessas fraquezas por Deus e seu Filho no projeto de sua vinda para nossa salvação.
São três as grandes passagens do apóstolo Tomé no livro sagrado. A primeira é quando Jesus é chamado para voltar à Judéia e acudir Lázaro. Seu grupo tenta impedir que se arrisque, pois havia ameaças dos inimigos e Jesus poderia ser apedrejado. Mas ele disse que iria assim mesmo e, aflito, Tomé intima os demais: "Então vamos também e morramos com ele!"
Na segunda passagem, demonstra melancolia e incerteza. Jesus reuniu os discípulos no cenáculo e os avisou de que era chegada a hora do cumprimento das determinações de seu Pai. Falou com eles em tom de despedida, conclamando-os a segui-lo: "Para onde eu vou vocês sabem. E também sabem o caminho". Tomé queria mais detalhes, talvez até tentando convencer Jesus a evitar o sacrifício: "Se não sabemos para onde vais, como poderemos conhecer o caminho?". A resposta de Jesus passou para a história: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim".
E a terceira e definitiva passagem foi a que mais marcou a trajetória do apóstolo. Foi justamente quando todos lhe contaram que o Cristo havia ressuscitado, pois ele era o único que não estava presente ao evento. Tomé disse que só acreditaria se visse nas mãos do Cristo o lugar dos cravos e tocasse-lhe o peito dilacerado. A dúvida em pessoa, como se vê. Mas ele pôde comprovar tanto quanto quis, pois Jesus lhe apareceu e disse: "Põe o teu dedo aqui e vê minhas mãos!... Não sejas incrédulo, acredita!" Dessa forma, sua incredulidade tornou-se apenas mais uma prova dos fatos que mudaram a história da humanidade.
O apóstolo Tomé ou Tomás, como também é chamado, tinha o apelido de Dídimo, que quer dizer "gêmeo e natural da Galiléia". Era pescador quando Jesus o encontrou e o admitiu entre seus discípulos.
Após a crucificação e a ressurreição, pregou entre os medos e os partas, povos que habitavam a Pérsia. Há também indícios de que tenha levado o Evangelho à Índia, segundo as pistas encontradas por são Francisco Xavier no século XVI. Morreu martirizado com uma lança, segundo a antiga tradição cristã. Sua festa é comemorada em 3 de julho.

Fonte: Paulinas.org.br

Festividades de Nossa Senhora do Monte Carmelo 2011-(Paroquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo - São João del-Rei / MG

Programação:
De 07 a 15 de Julho - Novena
06 h Santa Missa e oração da novena
15 h Santa Missa e oração da novena
18h30 Santa Missa
19 h Tradicional novena de Nossa Senhora do Carmo
Dia 9 de julho - Sábado
Missas: 06h,15h, e 18h30
Dia 10 de julho - Domingo
Missas: 06h, 08h,15h e 18h30
Dia 15 de julho - Após a tradicional novena, Solene coroação de Nossa Senhora do Carmo
Dia 16 de julho - Consagrado a Nossa Senhora do Carmo
05h Alvorada Festiva
06 h Santa Missa e transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela
07 h Santa Missa
08 h Santa Missa
09 h30 h Missa Solene
Missas: 13h, 14h, 15h e 16h30
17h30 Concelebração, em seguida, Solene Procissão com a Veneranda Imagem de Nossa Senhora do Carmo, Te Deun Laudamus e Bênção do Santíssimo Sacramento.
De 17 a 19 de julho - Tríduo de Santo Elias
18h30 Santa Missa
Após a Missa das 18h30, Tríduo de Santo Elias
Dia 20 de julho - Dia de Santo Elias
18h30 Santa Missa
Rasoura com a imagem de Santo Elias e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Festa de São Gonçalo do Amarante-Caburu(Paroquia de São Jose Operário do Tijuco)


















De 14 a 22 de julho
19 h novena do padroeiro na igreja

Dia 23 de julho-Sabado
Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus
5:30 h Matinas com repiques de sinos e fogos
15 h Santa missa e procissão
21 h Queima de fogos

Dia 24 de julho
Dedicado a São Gonçalo do Amarante
5:30 h Matinas com repiques de sinos e fogos
14 h Leilão de prendas
16 h Misas e procissão do padroeiro São Gonçalo
21 h Queima de fogos

horário de ônibus(Viação Rocha)
SJDR-06:45-11:00 e 15:30(Ida)
Caburu-9:00-17:45 e 20:00(Volta)

Festa de São Pedro e São Paulo-Ritapolis




Quinta- feira: Dia 14 de julho
Tema: “Amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor jamais acaba.” Apóstolo Paulo (1 Cor. 13,7-8)
18h00min: Terço
19h00min: Santa Missa e Tríduo
Responsáveis: Apostolado da Oração, Ministros da Comunhão Eucarística e Grupo de Terços.

Sexta- feira: Dia 15 de julho
Tema: “Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.”Apostolo Paulo
18h00min: Terço
19h00min: Santa Missa e Tríduo.
Responsáveis; Grupo de Convivência Valer Vale a Pena, Pastoral do Dízimo, Irmandade do Santíssimo Sacramento.
20h30min: Quadrilha com a participação das crianças
22h00min: Show

Sábado: Dia 16 de julho
Tema: “Vou espalhar para todo mundo. Quero ver quem vai me impedir.” São Pedro
18h00min: Terço
18h30min: Procissão de Santo Antonio e de São João Batista. À chegada da Procissão Santa Missa Sertaneja e Tríduo.
Responsáveis: Vicentinos, Grupos da Mãe Rainha e grupo de Jovens.
20h00min: Quadrilha com a participação dos alunos da Escola Municipal Márcia Silva Resende Serpa
21h00min: Quadrilha com o grupo “Angu com torresmo”
22h00min: Show
Domingo: Dia 17 de julho
Tema: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.” (MT 16,18)
8h00min: Santa Missa no Santuário
10h00min: Missa na Igreja de São Pedro e São Paulo.
Responsável: Catequese
18h30min: Procissão de São Pedro e São Paulo. À chegada, santa missa festiva com a presença de toda comunidade paroquial.
20h30min: Quadrilha com a participação da comunidade.
22h00min: Show

Festa de Nossa Senhora do Carmo 2011-Brasilinha(Povoado de Madre de Deus de Minas)




















De 05 a 13 de julho-Novena preparatória
De 14 a 17 de julho

Dia 14 de julho
Dedicado a Santa Terezinha e a São Vicente
17 h Apresentação da banda Meninos de Dom Bosco
18 h Procissão,queima de fogos e missa
20 h Quadrilha
23 h Baile
Dia 15 de julho
Dedicado ao Coração de Jesus,Santo Antonio e São Sebastião
5:30 h Alvorada
10 h Missa em unção dos enfermos e idosos
18 h Procissão,queima de fogos e missa
20 h Leilão de prenda
23 h Baile

Dia 16 de julho
Dedicado a rainha e padroeira Nossa Senhora do Carmo
5:30 h Alvorada
10 h Missa com o sacramento do batismo
11 h Cavalgada da fé
13:30 h Moda de viola com Pe Clécio
15 h Leilão de prendas
18 h Coroação pelo coral Nossa Senhora de Lurdes de Madre de Deus de Minas, procissão,queima de fogos e santa missa.
20 h Leilão de prendas
23 h Show

Dia 17 de julho
Consagrado a Nossa Senhora do Carmo
5:30 h Alvorada
9 h Apresentação do congado de Piedade do Rio Grande
10 h Missa com Benção das chaves, água e objetos de devoção
12 h Leilão de bezerros
14:30 h Momento musical
15:30 h Gincana festiva
18 h Procissão da Virgem do Carmo e São Jose,queima de fogos e missa com premiação de reis e rainhas
20 h Leilão de prendas
22 h Baile