As 9 horas e 30 minutos no Igreja Catedral, houve a benção da imagem do Divino Espirito Santo e procissão em direção a nova capela, onde mais tarde ali, no mesmo lugar, haveria a Santa Missa.
A aproximadamente, as 9 horas e 50 minutos, a rasoura chega a nova capela, na chegada o andor foi colocado de lado enfrente a porta lateral que da acesso ao coro;
Em seguida, Dom Frei Célio, OFM, conduziu a imagem até a igreja, para ser colocada em seu respectivo lugar.Logo em seguida houve o início da solene celebração da Santa Missa, que foi celebrada pelo Excelentíssimo Dom Célio, e concelebrada por Padre Geraldo Magela da Silva, pároco, os vigários da catedral, Padre Ramiro Gregório e Padre Álisson Sacramento, também foi ajudada pelos seminaristas do Seminário Propedêutico e Filosofia São Tiago.
Dentro da celebração houve a tradicional, unção do altar, incensação do altar e dos leigos, a consagração do altar e outros atos que pertencem a nossa tradição.
A Santa Missa foi cantada pelo coro da Associação dos Coroinhas de Dom Bosco, no final da celebração o Reverendíssimo Senhor Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, pároco emérito da Igreja Catedral, proferiu com poucas e belas palavras, um pouco da história de luta para a construção da capela, a luta para que se pudesse tirar aquilo que pertencia a São Vicente, foi dito também pelo ilustre Monsenhor como foi difícil conseguir que aquela capela fosse terminada. Centenas de fieis acompanharam a Santa Missa e também a procissão, mostrando assim mais uma vez seu amor a Deus, seu amor a Virgem mãe, logo após a fale de Padre Paiva, foi convidado o historiador idealizador da obra, ele disse sobre aqueles anos do século XX, em que trabalhou para que tudo ficasse proto, e hoje graças ao bom Deus as obras foram concluídas.
por fim foram feitas homenagens as pessoas que batalharam para a realização deste sonho. Dom Célio após as homenagens foi convidado a descerrar a cortina que encobria a placa que marcava a inauguração da capela.
Em seguida o bispo deu a benção final, assim encerrando a celebração.
Acapela ficará aberta entre os dias 27 de junho ate 2 de junho para visitação de 11 as 18 horas, e após passar os dias que ocorreram a Festa de Santo Antonio de Pádua(De 31a 13 de junho), passará a acontecer Santas Missas todas as quartas feiras seguidas de Movimento de Terço das Mulheres, as 19 horas.Na sacristia da capela estão disponíveis fotos da antiga Capela do Divino em São Vicente de Minas.
Texto e fotos: Emanuel