sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Chamados na liberdade para conduzir os irmãos como pastor | Pelo Irmão Ernesto Coelho, CSsR

O padre é um escolhido de Jesus. Pois foi Jesus quem disse: “Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, fui eu que vos escolhi e vos designeis para ir e produzir muitos frutos” (Jo 15,16). É Jesus quem escolhe o padre e o envia em missão. Em nome de Jesus o padre se coloca a serviço da comunidade cristã. Ele age em nome de Jesus. Em nome de Jesus ele acolhe, perdoa, une a comunidade e a motiva a viver a fé. Toda a vida do padre é serviço, é doação, entrega, é gratuidade. O padre não vive para si, mas em função da comunidade, do evangelho, de Cristo e do bem. A missão do padre é conduzir as pessoas ao encontro com Jesus. É ajudar as pessoas a libertarem-se do pecado e recolocá-las nos caminhos do bem. É construir pontes ou ser ele mesmo a ponte para ajudar a superar divisões e aproximar as pessoas umas das outras. O padre faz a ponte entre o homem e Deus quando o ajuda a reencontrar o caminho, a libertar-se do mal, a criar relações dentro e fora de casa. Lembremo-nos de que em tempo de guerras, a primeira coisa que os promotores do mal fazem é destruir as pontes para impedir que as pessoas passem de um lado ao outro. Nesse sentido, o padre como homem do bem e da paz que visa promover a vida e o encontro, pode ajudar a todos a viverem a comunhão e a reconciliação; ele pode ser a ponte para facilitar a proximidade entre Deus e as pessoas e entre todos os seres humanos. O padre tem a missão de unir as pessoas com Deus e entre si. Tem a missão de orientar, conduzir, animar, encorajar, organizar, motivar a comunidade cristã a celebrar a vida, a fé. Ele ajuda a comunidade a superar crises, obstáculos e a encontrar novos caminhos, novas saídas. Como Jesus, o padre caminha à frente da comunidade, a protege e a ampara.
É difícil ser padre hoje, diante de uma sociedade materialista na qual o dinheiro, o poder, a fama e o prestígio são elementos que têm muita força de sedução, mas que se contrapõem aos valores cristãos. O convite de Jesus é este: “Quem quiser me seguir renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”. Quem quiser seguir Jesus como padre tem que libertar-se de si mesmo e abraçar essa missão.
O padre é chamado a libertar-se de tudo que o prende, que o amarra ou o escraviza para, na liberdade, colocar-se a serviço do evangelho e do povo de Deus.
Por graça de Deus a missão do padre é construir comunidades. Ele ajuda as comunidades a celebrarem e a viverem sua fé. Com zelo, sensibilidade e dedicação ele ajuda as comunidades e a Igreja a ser o segundo lar para as famílias, tornando-se uma referência da paternidade e da bondade de Deus; acolhendo, aconselhando, abençoando e enviando a todos em missão no mundo.  
 Rezemos então, para que os padres vivam com alegria o seu sacerdócio e sejam fiéis à missão a eles confiada. Rezemos também para que os jovens se deixem cativar por Jesus e se coloquem à disposição dele, assumindo com generosidade a vocação sacerdotal. Precisamos de sacerdotes que sejam continuadores de Jesus no mundo para que o mundo seja melhor para todos!