domingo, 8 de dezembro de 2013

Reflexão semanal - 08 a 14 de dezembro

1Dia 08 de dezembro
Solenidade da Imaculada Conceição. 
Ev. (Lc 1, 26-38).
“Eis que conceberás e darás a luz um filho, a quem porás o nome de Jesus”.(Lc 1, 31).
O segundo domingo do Advento neste ano coincide com a Solenidade da Imaculada Conceição, ajudando-nos assim a entender melhor a realização do Mistério da vinda do Filho de Deus até nós por meio daquela que foi escolhida para esta missão, Maria, a Imaculada Conceição. Deus quis que a Mãe de seu Filho fosse preservada do pecado original, porque deveria ser puríssimo o seio daquela que nos traria o Salvador.
Maria correspondeu ao desejo de Deus, que lhe é anunciado pelo Anjo Gabriel: “você é cheia de graça diante de Deus... O Espírito Santo virá sobre ti... O menino que nascer de ti será chamado santo, Filho de Deus”. A escolha não foi de Maria, mas do próprio Deus que preparou uma morada digna para Jesus. Sua resposta foi de uma fiel obediência  à proposta de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim conforme a tua palavra”.
Na vida da Igreja Maria, além de ser também a nossa Mãe, torna-se  modelo e exemplo para todos nós. Sua vida foi de entrega à proposta de Deus e de serviço total a Jesus Cristo. Ela o acompanhou em cada momento de sua vida histórica, participando de sua obra de salvação. Será impossível separar sua vida com a vida de Jesus. A todo cristão batizado e comprometido na vivência da fé Maria torna-se como que um espelho, refletindo para nós o que foi sua obediência,  sua fidelidade, sua dedicação, seu amor a Jesus Cristo e ao Projeto do Reino de Deus. Por isso será impossível ser cristão sem nosso reconhecimento à Virgem Maria.
Neste tempo de preparação para o Natal, fortalecidos pelo exemplo de Maria, que tenhamos também a alegria de receber em nós a manifestação de Jesus Cristo e de apresentá-Lo aos que ainda não O conhecem. Se soubermos fazer isto, muitos também irão se alegrar pelo nascimento de Jesus em nossas comunidades paroquiais e em nossas cidades.
D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.