domingo, 1 de dezembro de 2013

Reflexão semanal - 01 a 07 de dezembro

188221_272160832917784_1900313236_nDia 01 de dezembro
1º Domingo do Advento
Ev. (Mt 24, 37-44).
“Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor”. (Mt 24, 42)
Iniciamos o novo Ano Litúrgico com o Tempo do Advento. O ciclo litúrgico ajuda-nos a entender a presença do Deus Vivo entre nós através dos acontecimentos que envolveram o Filho de Deus no processo da Redenção da humanidade. Jesus Cristo revelou para todos nós o amor infinito de Deus para conosco. E neste tempo preparamo-nos para celebrarmos o Natal, nascimento de Jesus, mas também apontamos para o retorno definitivo e glorioso de Jesus Cristo.
Vivemos no hoje os acontecimentos referentes a Jesus Cristo e, como o Povo de Israel, nós, como Povo de Deus, a Igreja, sentimos a necessidade de que Ele venha e possa concretizar em nós e através de nós as realidades messiânicas.
A Palavra de Deus nos leva à compreensão de que a Salvação está muito próxima de nós e que, como cristãos, somos responsáveis em anunciá-la para todos. Cabe a nós igualmente ficarmos atentos, pela vivência dos nossos compromissos cristãos e na prática dos Mandamentos, para estarmos sempre preparados para o Dia do Senhor. Nossa missão torna-se assim muito mais exigente do que imaginamos: é nosso dever transformar nossas realidades pelo nosso testemunho, para que o Senhor possa vir logo e levar à plenitude sua obra redentora.
Sabemos que Jesus nos traz suas alegrias no Natal. Ao iniciarmos o Advento, temos consciência de que Ele nos pede um coração novo, atitudes novas para verdadeiramente renascer em nossa vida, junto à nossa família, em nossas comunidades paroquiais e em todos os ambientes que estão ao nosso redor. Acreditamos ser possível uma mudança para nosso mundo de hoje através da coerência de vida de todos nós cristãos, na busca da paz, da justiça e da fraternidade.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano