domingo, 15 de dezembro de 2013

3º Domingo do Advento

Bispo_QuaresmalDia 15 de dezembro
Ev (Mt 11, 2-13)
“Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti”. (Mt 11, 10). 
No Tempo do Advento a figura de São João Batista nos ajuda a entender o que seja o Natal e a nos prepararmos para a chegada de Jesus na celebração do nascimento de Jesus Cristo. Jesus deveria vir para cumprir as promessas messiânicas: dar vigor à natureza; curar os cegos e os aleijados; manter viva a esperança do Povo de Deus. Por isso, ligada à alegria pela chegada do Salvador, o povo devia também ter um espírito de penitência.
O Advento nos sugere isto: vamos nos alegrar, pois o Senhor está perto, mas para isso o cristão deverá aplainar os caminhos para a chegada do Senhor. João Batista foi testemunho perfeito para isto: teve uma vida de simplicidade e de austeridade, convidando a todos a fazerem o mesmo, porque a vinda do Senhor iniciaria uma nova etapa da história da humanidade.
Jesus iniciou esta nova proposta de vida: a implantação do Reino de Deus Pai, mas Ele quer de nós, como cristãos, que realizemos nossa participação na construção do Reino de Deus. Esse exercício exige nossa atenção constante, preparando o caminho do Senhor por uma vida de simplicidade, de doação naquilo que fizermos; de conversão sincera em nossas atitudes e na prática da caridade. O mundo acredita na bondade de um Deus mais perto de si, pelo testemunho de nós cristãos. Milagres, ações maravilhosas poderemos realizar pela coerência de nossa vida e na prática sincera da fraternidade e da solidariedade entre todos.
Aproximando-nos do Natal, que nesta semana já tenhamos claro que o presente Jesus Cristo é o maior que receberemos mais uma vez. Tendo esta convicção, saibamos transmitir com alegria e esperança esta boa noticia a todos aqueles com quem nós estamos em comunhão de relacionamentos: na família, no trabalho, em nossas Comunidades Paroquiais.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.