
“A convivência fraterna da experiência da Assembleia é sempre um momento muito forte para todos nós, os bispos da Igreja do Brasil. Temos oportunidade de rezar juntos, trocar idéias, partilhar experiências nos momentos de trabalho, como também nos intervalos das atividades, nas horas das refeições e nos lugares onde estamos hospedados”, descreveu Dom Célio de Oliveira Goulart, representante da Diocese de São João del-Rei na 50ª Assembléia Ordinária da CNBB.
O encontro teve início na manhã dessa quarta-feira, 18, em Aparecida (SP). A celebração eucarística de abertura foi presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis. O tema central da Assembleia é “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”, retomando o Documento do Papa Bento XVI, Verbum Domini e as aplicações práticas para a Igreja no Brasil.
A sessão de abertura do evento contou com a acolhida do prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira, e do reitor do Santuário, Dom Raymundo Damasceno. Neste momento, houve abordagem de questões práticas para o bom funcionamento da 50ª Assembleia.
Como estudo para o primeiro dia foi apresentada uma análise da Conjuntura Social do momento, com a participação do Dr. Fábio Comparato, onde tratou da questão da Laicidade do Estado. Já o teólogo Frei Luiz Carlos Susin, abordou a análise da Conjuntura Eclesial apresentando o tema: “A Igreja a cinqüenta anos da abertura do Concílio Vaticano II”.
* Colaboração especial – Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo da Diocese de São João João del-Rei (MG)