quinta-feira, 1 de março de 2012

Diocese de despede do Padre Jose Cassimiro

DSC01223
Nessa quarta-feira, 29, a cidade de Nazareno amanheceu em luto. A notícia do falecimento do pároco local, padre José Casimiro, fez com que milhares de pessoas comparecessem ao velório, missa e sepultamento do sacerdote da Diocese de São João del-Rei. Por todos os lados e cantos do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e também da praça da cidade a imagem que se via era a mesma: pessoas emocionadas rezando e prestando homenagens ao sacerdote que completaria no próximo domingo, dia 4 de março, 85 anos de vida.
Na manhã da última terça-feira, 28, como de costume, padre José Casimiro desempenhou todas suas funções sacerdotais.  Logo mais à noite, após a missa das 19h, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, padre Casimiro resolveu acompanhar um grupo de oração na igreja do Rosário, onde segundo relatos, ainda se mostrava solicito e muito disposto. O que ninguém esperava era que um infarto fulminante o levasse ao óbito, logo após seu retorno à casa paroquial, por volta das 22h.
“Com a notícia do falecimento foram tocados os sinos da igreja, fato que deixou a comunidade assustada”, relata a correspondente da Pascom em Nazareno, Carmélia de Paiva. "Na medida em que a notícia se espalhava, a tristeza e a dor tomavam conta dos habitantes da cidade", completa Carmélia.

Velório, Missas e Sepultamento
O velório realizado no Santuário de Nazareno foi marcado por muita comoção e solidariedade: os paroquianos se abraçavam sentindo a perda do seu pastor. Diversas autoridades religiosas, civis e militares, assim como os familiares, também estavam presentes, inclusive o bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart e outras dezenas de sacerdotes desta e de outras dioceses. Várias missas foram celebradas no decorrer da madrugada de quarta-feira e também durante todo o dia, sempre com grande participação de fiéis.
A concelebração de exéquias (corpo presente), às 15h, foi presidida pelo Revmo. bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart. Também houve participação do Revmo bispo emérito de Oliveira e grande amigo de seminário do padre Casimiro, Dom Barroso. Outros 46 sacerdotes das dioceses de São João Del Rei, Juiz de Fora e Oliveira fizeram questão de homenagear e rezar pelo amigo de sacerdócio.
A celebração, que reuniu uma multidão de fiéis no Santuário, teve como marca maior a exaltação do padre José enquanto pastor e guia. Dom Célio destacou o zelo e a intensidade com os quais o padre José Casimiro exercia seu sacerdócio. Diversas homenagens foram feitas pela comunidade. Dezenas de coroas de flores foram oferecidas àquele que viveu com muito amor à cidade e ao sacerdócio.
Após a celebração, os fiéis deram seu último adeus ao padre. Todos os presentes quiseram passar próximo ao corpo, tocar as mãos ungidas do sacerdote pedindo uma última benção. Canções entoadas por orquestra, coro e corais da região, emocionaram ainda mais este momento.
Por volta das 18h30, deu-se início o cortejo para o sepultamento. O corpo foi conduzido pelos padres presentes até o exterior do Santuário, sob muitos aplausos e chuva de pétalas de rosas. O cortejo seguiu por ruas da cidade, acompanhado por uma multidão de fiéis até o cemitério Nossa Senhora de Nazaré, onde foi sepultado.
A Diocese de São João del-Rei externa grandes agradecimentos e orações ao querido padre José Casimiro, que agora desfruta do descanso eterno. A Missa de 7º Dia acontecerá na próxima segunda-feira, 5, às 19h, em Nazareno.

História de Vida
Padre José Casimiro, natural de Nazareno, nascido em 04 de Março de 1927, teve sua formação filosófica e teológica no seminário de Mariana. Ordenou-se sacerdote em 01 dezembro de 1957 na catedral de Mariana. Celebrou a primeira missa no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (Nazareno), em 8 de dezembro do mesmo ano.  Pe. Casimiro trabalhou muitos anos na Paróquia de Santana dos Ferros, diocese de Itabira.
No inicio da década de 80, voltou para sua cidade natal para auxiliar o então pároco Padre Francisco de Andrade. Com a morte de Padre Francisco, em 04 de março de 1989, veio a assumir as funções de pároco de Nazareno, até 28 de fevereiro de 2012.

Futuro da paróquia
Segundo informações do assessor diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), padre Rondineli Cristino, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré será atendida pelos padres Dirceu Medeiros (Prados), Rogério Zanola (Ibituruna) e pelo Monsenhor Juvenal (SJDR), até a nomeação do novo pároco que deve acontecer em breve.
Padre Dirceu e Monsenhor Juvenal devem se reunir com as lideranças paroquiais para definir alguns detalhes. Por enquanto, a programação de missas na paróquia permanece a mesma.

* “Repórter por um dia” – Carmélia de Paiva (correspondente da Pascom em Nazareno)